top of page

06 – HOJE É DIA DE SANTO REIS: FOLIAS SE APRESENTAM EM CACHOEIRA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 6 de jan.
  • 3 min de leitura

Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido 

 

FOLIA DE REIS: De origem europeia, é uma festa tradicional também no Brasil. Ela tem início no dia 25 de dezembro, na noite de Natal e encerra no dia 06 de janeiro. Durante esse período, os foliões saem às ruas tocando seus instrumentos, fazendo suas cantorias e visitam as casas. Aquele que desejar receber a bandeira de Reis, abre a porta e o grupo adentra cantando e contando o nascimento de Jesus. Não sem antes fazer uma saudação aos donos da casa. Outros, apenas recebem respeitosamente a bandeira, beijam-na, oferecem uma espórtula.

       Em Cachoeira Alegre, é tradição que a folia de reis se apresente primeiro na Igreja-matriz São Sebastião. Ali, diante do presépio que retrata o nascimento do Menino Deus, eles cantam com entusiasmo, descrevendo toda a trajetória desde o nascimento, o surgimento da estrela no Oriente e a caminhada de cada um deles até Belém, para visitarem o recém-nascido e entregar-lhes os presentes: ouro, incenso e mirra. Só depois dessa apresentação é que os foliões descem a colina e vão visitar as casas, numa maratona que entra pela madrugada e só termina no Dia de Santos Reis.

       O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido.

    O Dia de Reis, de acordo com a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do oriente" (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos MelchiorGaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerra-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

  Em Portugal e na Galiza, o bolo rei ou bolo de Reis possui grande tradição e é confeccionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontra a fava deve trazer o bolo de Reis no ano seguinte. Por todo o país, as pessoas costumam «cantar as janeiras», «cantar os Reis» ou as «reisadas», de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas, sendo-lhes oferecidas pequenas refeições como doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc. Neste dia eram também muito comuns os autos dos Reis Magos, peças de teatro popular.

No Brasil, geminado culturalmente com Portugal, esta tradição tem muito do que se faz no velho país. A festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões e até o ano de 1967, era um feriado nacional por ser considerado dia santo. Sob uma nova legislação sobre o tema, o Dia de Reis e outras comemorações católicas deixaram de existir no calendário de feriados oficiais. Há ainda festivais com as Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da Folia de Reis.

Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição: deixar sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca, os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer o Bolo de Reis.

Na França e em Quebec (no Canadá), come-se o Galette des Rois (Bolo de Reis), que contém um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.

Pesquisa: Fernando Mauro Ribeiro

 

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page