06 – DIA NACIONAL DA RECICLAGEM
- Fernando Mauro Ribeiro
- 6 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Celebramos também ontem, dia 5 de junho o Dia Nacional da Reciclagem. Embora a ONU tenha escolhido o dia 17 de maio como o Dia Internacional da Reciclagem, em algumas partes do Brasil, se comemora a data em junho. A verdade é que a data foi instituída pelas Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e busca estimular a reflexão sobre a importância de se fazer o descarte correto dos itens consumidos.
A reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seu estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS.
Essa Lei nº 12.305, é de 2 de agosto de 2010. Me interessei muito sobre esse tema, quando fiz um curso do Senai sobre Ecologia e Meio Ambiente, que, evidentemente, abordava de forma extensa a reciclagem. Cheguei a conversar com alguns vereadores na época para desenvolvermos uma ampla campanha de conscientização na Comunidade, que envolvesse as escolas, (Educação) as Igrejas, (Religião), a Área de Saúde e outros seguimentos da sociedade que desejassem se engajar, para implantarmos na nossa Cachoeira Alegre um projeto de Reciclagem.
O envolvimento da população, na separação correta do reciclável do não reciclável é fundamental para a gestão de resíduos sólidos e da sustentabilidade do meio ambiente. O descarte correto dos resíduos recicláveis como papel, papelão, garrafas de vidro, garrafas pet, metais dentre outros, leva economia de recursos públicos e pode gerar renda para as famílias.
RESÍDUI SECO E RECICLÁVEL X ORGÂNICO
Pode parecer simples, mas muitos não fazem a separação do resíduo sólido e orgânico na hora do descarte. Separar o resíduo seco e reciclável do orgânico é simples e ajuda muito na melhoria da qualidade de vida dos coletores, no nosso caso, os garis encarregados de efetuarem diariamente a coleta do lixo.
RESTOS DE COMIDA
Outra dica valiosa é limpar os restos de comida dos resíduos especiais antes de descartar o material. Uma rápida enxaguada já faz toda a diferença.
SE ATENTE AOS VIDROS
Vidros mal embalados podem colocar em risco a vida dos coletores. Por isso, antes de descartar espelhos, copos, garrafas e derivados, os embale com papelão ou jornal e sinalize que ali existe um cortante.
EDUCAR AS CRIANÇAS É FUNDAMENTAL
A educação das crianças para a sustentabilidade precisa começar o quanto antes. Ensine por meios de bons exemplos.
CONSUMO E SUSTENTABILIDADE
Com o objetivo de minimizar os impactos negativos em nosso planeta, os 5 Rs são uma política que visa reduzir a geração de resíduos fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lidamos com os resíduos gerados.
Durante 16 meses esse informativo manteve uma Coluna que tratava desses temas relacionados. Os cinco erres (5RS) são assim compreendidos:
Repensar
Recusar
Reduzir
Reaproveitar
Reciclar
Pesquisando em nossos arquivos, você terá acesso a todas essas informações. Seja em 5 de junho, ou 17 de maio, o importante é que tenhamos consciência de nossa responsabilidade com o Meio Ambiente e que exerçamos nosso papel de cuidadores da mãe-terra, de cuidadores de nosso planeta.
Fernando Mauro Ribeiro
コメント