top of page

  06 - DESFILE CÍVICO DE 6 DE SETEMBRO, DIA DO MURIAEENSE

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 6 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

Seguindo a tradição de décadas, o Sindicato Rural de Muriaé, promoveu mais um grande evento: A Exposição Agropecuária de Muriaé. O calendário festivo registrou 5 dias de festa. De 4 a 8 de setembro, a cidade estará em festa. A Exposição já não atrai mais tanta gente quanto no passado. Dizem que isso se dá em razão da grade de shows artísticos que ultimamente não contrata artistas consagrados como se fazia outrora. A linha de shows dá prioridade aos artistas regionais. Bons grupos, Bandas e artistas talentosos, mas que não atrai um grande público. Mas ainda assim, é uma festa bastante aguardada pelo muriaeense. Principalmente pela juventude.

       Para esse ano, a grande atração foi o Rodeio. A Companhia de Rodeio Falcão, capitaneada pelo comunicador e animador Marcos Brasil reuniu um grande número de simpatizantes, amantes desse tipo de espetáculo. Uma grande Arena e um palco foram montados no local onde acontecem os shows artísticos com as Bandas, duplas e cantores solos.

Os desfiles cívicos são realizados nos dias 6 e 7. Dia do Muriaeense e Dia da Independência do Brasil. A apresentação das escolas municipais no Dia do Muriaeense é também um momento muito lindo, quando os diretores das Escolas ensaiam com as crianças para proporcionarem uma grande exibição.

Para esse ano, atraiu uma multidão de pessoas que tomaram a Praça João Pinheiro, a Rua Silveira Brum, desde a esquina com a rua Doutor Alves Pequeno. Em frente ao prédio do antigo Fórum, se encontra um belo monumento erguido em honra aos prefeitos do Município. Foi o Dr. Antônio Canedo, quem instituiu o Dia do Muriaeense que, é sempre lembrado nessa data, quando alunos das escolas depositam em seu busto, uma coroa de flores.

         As Escolas Municipais e as demais associações que desfilaram nessa data, se concentraram na Praça São Paulo e saíram em marcha, ao som da fanfarra de cada escola, até ao palanque montado na Praça João Pinheiro, proporcionando um belo desfile e sendo retribuído com os aplausos do público presente. No palco, as autoridades competentes, que fazem um discurso, uma saudação ao público presente e na sequência, o MC – mestre de cerimônia – vai apresentando cada Escola à medida que ela se aproxima.

Quero registrar aqui, a presença de muitos cachoeirenses que atuam aqui em Muriaé, na área da Educação. Seja na direção de escolas, seja atuando em secretarias ou salas de aula; além de membros que compõem as Bandas Marciais, como por exemplo a Banda Marcial Bernadete Carneiro, oriunda da periferia, - bairro Pe. Tiago e Marambaia – com 80 % de seus componentes pretos, deram um show na praça João Pinheiro executando músicas populares, evidenciando a importância da inclusão social, e afirmando mais uma vez, que a arte liberta.

       Ah, e a impecável apresentação do grupo Folclórico do bairro do Distrito – Barão do Monte Alto - ! Uma explosão de alegria invadiu a praça, quando abriu-se a porteira para o Mineiro Pau, com suas colombinas. Jaguará, mulinhas e o gingado do boi, que despertou a curiosidade da criançada. Uma bela exibição do talentoso, animado, colorido e contagiante grupo folclórico de nosso município. É gratificante ver os frutos que são colhidos através do amigo Jaime, um guerreiro, um batalhador na luta para manter viva a tradição, o folclore brasileiro e proporcionar às cidades da região nossa arte, nossa alegria.

Fernando Mauro Ribeiro       

 

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page