05 - QUERO MAIS SAÚDE - ESTUDO COMPROVA: COMER LINHAÇA FAZ BEM PARA A SAÚDE
Fernando Mauro Ribeiro
5 de mar. de 2023
2 min de leitura
Grão reduz a pressão arterial e o açúcar no sangue, além de prevenir deterioração celular. Um relatório da Universidade Harvard revelou que o consumo de grãos integrais, principalmente linhaça, oferece grandes benefícios à saúde: reduz a pressão arterial, o açúcar no sangue e o colesterol, assim como a inflamação crônica. É o que nos revela a reportagem do jornal “A Nacion”, a linhaça é ideal também para combater a prisão de ventre e proteger a saúde digestiva. Segundo o jornal, isso se deve à quantidade de fibra do alimento.
É um componente que regula o fluxo intestinal e que reduz a absorção de açúcar e gordura. Combate o mal colesterol (LDL), evitando que as artérias entupam e protegendo o coração de possíveis patologias – explica Hasbani.de acordo com a nutricionista Estefanía Beltrami a linhaça é fonte de carboidratos, proteínas, ômega 3,6 e 9, antioxidantes que previne a deterioração das células, vitaminas do grupo B e minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio.
Graças a todos esses nutrientes, o relatório de Harvard cita pesquisas que constatam que pessoas que consumiam uma quantidade maior de grãos integrais, ou seja, pelo menos uma porção diária, tinham 9% menos riscos de ter doenças cardíacas.
Beltrami comenta que há dois tipos de fibra na linhaça, a insolúvel que se concentra na casca e que resiste à digestão, e a solúvel, que é o interior da semente. Por isso ela não costuma ser consumida em seu formato original. Pelo contrário, os grãos devem ser manipulados para incorporar os nutrientes de maneira eficaz e aproveitar seus benefícios. Outra opção é hidratá-las. A nutricionista diz que a ideia é formar um gel.
Nestes casos, pode ser usada como pudim ou ingrediente culinário, indica. Para fazer o chamado ingrediente culinário, coloque uma colher de linhaça e duas de água em um recipiente e deixe repousar por 20 minutos. Essa massa é usada por vegetarianos para substituir o ovo. Beltrami aponta que, embora seja um alimento que a maioria das pessoas possa consumir, existe exceções.
Há muitas opiniões a respeito, mas por ora, sabe-se quem deve tomar cuidado especial são as pessoas com transtornos gastrointestinais ou diverticulite. As especialistas enfatizam que uma colherada de linhaça por dia é uma ajuda ou complemento natural para melhorar o bem estar e a qualidade de vida. Hasbani acrescenta que o grão é altamente recomendado para aqueles que sofrem com altos riscos de glicemia e colesterol devido à atuação de gorduras insaturadas, que absorvem o açúcar e as gorduras saturadas. Para alcançar os benefícios é bom ter sempre uma alimentação balanceada, porque não existem sementes mágicas, ressalta.
ATIVIDADE FÍSICA É FUNDAMENTAL
Atividade física pode ser mais eficaz do que o uso de remédios para reduzir sintomas da depressão, aponta o estudo australiano. O impacto foi comprovado em pacientes que praticaram exercícios físicos ao longo de 12 semanas, em qualquer intensidade.
Comments