top of page

05 - PARÓQUIA DE CACHOEIRA, PRESENTE À ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE MÁRCIO NUNES, EM CATAGUASES

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 5 de ago. de 2023
  • 4 min de leitura

O Santuário de Santa Rita de Cássia, um dos belos cartões postais de Cataguases, belo pela sua arquitetura e também pela arte de Djanira impressa em azulejos azuis e brancos na sua fachada, recebeu uma multidão de fiéis para cerimônia de Ordenação Sacerdotal de mais um de seus filhos, o Diácono Márcio da Silva Nunes.

A paróquia de São Sebastião de Cachoeira Alegre, tem pelo novo sacerdote um carinho todo especial. Quando ainda seminarista, Márcio, celebrou na Igreja-matriz São Sebastião, em março de 2018, a Semana Santa, e celebrou posteriormente, as Bodas de Ouro de um casal, além de ter celebrado na Comunidade-irmã de Silveira Carvalho e Vila Vardiero. Criamos vínculo, e esse informativo entrevistou o seminarista naquela ocasião. Veja um trecho de nossa entrevista:

“Portal N.T: Cachoeira é a sede da Paróquia que abrange outras igrejas. Sabemos das nossas carências, das nossas dificuldades. Qual a impressão que o senhor leva da paróquia de São Sebastião?


Marcio: Vou falar especificamente de Cachoeira Alegre, porque até o momento, não tive nenhum contato com as demais Igrejas auxiliares. Levo uma boa impressão de Cachoeira Alegre. Um povo muito receptivo, espontâneo, acolhedor e participativo. Gostei imensamente da participação efetiva das pessoas em todas as celebrações. Uma coisa, porém, que me chamou bastante atenção, foi o número de homens que participam, cantam, rezam e se fazem presentes nas procissões e na matriz. Isso não é comum em outras comunidades e é na minha opinião, algo muito positivo. Digo que, se cem vezes eu for designado para trabalhar aqui, cem vezes eu venho com a maior alegria e satisfação”.

É perceptível no olhar, no semblante do cachoeirense a alegria e a satisfação com a indicação de nosso bispo Dom Edson, para que o Marcio Nunes assuma a Paróquia de Cachoeira Alegre. E enorme a expectativa dos paroquianos em virtude de sua chegada. Padre João Pedro, seguirá seu ministério na Paróquia de São Benedito, em Leopoldina.

Ele celebrou pela última vez, no dia 31 de agosto. Esperava-se que ele anunciasse sua saída, que celebrasse no dia 6 de agosto, quando a comunidade lhes prestaria homenagem e dele se despedisse. Não foi o que aconteceu. Em nenhum momento ele nos comunicou de sua saída – o cachoeirense só tomou conhecimento através do site da Diocese – os fiéis não puderam sequer despedir-se dele.

Como acontece, sempre que há essas mudanças, estamos de braços abertos para receber o novo pároco. E nesse sábado - 05-08-2023 – era indescritível a alegria estampada no rosto de cada paroquiano quando o então presbítero ao final da celebração falou com entusiasmo de seu compromisso, à frente da Paróquia de São Sebastião de Cachoeira Alegre, e convidou toda a assembleia para a cerimônia de posse na Igreja-matriz, em Cachoeira Alegre, no dia 16 de agosto, às 19:00 horas.

Dentre outras tantas comunidades, de nossa paróquia, foram três ônibus e algumas caravanas, assim como veículos particulares para tomarem parte na celebração da Santa Missa em que ocorreu a Ordenação Presbiteral de nosso querido Márcio Nunes. E todos os que lá estiveram, são unânimes em afirmar a beleza, harmonia, o fervor e entusiasmo que marcaram esse dia.


LEMA: “ENSINAI-OS A OBSERVAR TUDO QUANTO VOS ORDENEI”

Pelas mãos de Dom Edson José Oriolo dos Santos, o Diácono foi ordenado diante dos olhos atentos de aproximadamente oitocentas pessoas – essa é a estimativa – que compareceram ao Santuário. Numa das orações nosso bispo Edson José, assim rezava: “Senhor, nosso Deus, que para governar o vosso povo vos servis do ministério dos sacerdotes, concedei a este Diácono da vossa Igreja, que vos dignastes escolher hoje para o múnus do Presbiterado, a graça de perseverar no vosso serviço e, por seu ministério e sua vida, promover, em Cristo, a vossa glória. Por N.S. jesus Cristo na unidade do Espírito Santo”.

O lema escolhido pelo Diácono Márcio, foi: “Ensinai-os a observar tudo quanto vos ordenei”, extraído do evangelho de Mateus capítulo 28, versículo 20. Assim, o neo sacerdote irá pautar os seus dias de presbítero, em ajudar o povo a compreender e cumprir a vontade de Deus em sua vida. E como testemunhas desse momento marcante, nós que lá estivemos, acompanhamos com nossas orações o início de um ministério que, com a graça de Deus, será grandioso em fruto para nossa Igreja particular de Leopoldina.

RITO DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL

No Rito de Ordenação Presbiteral, o eleito é chamado pelo nome e dá sua resposta a esse chamado, manifestando seu propósito publicamente. Quando um membro da equipe que ministra o Sacramento da Ordem, diz: “Reverendíssimo Pai, a Santa Madre Igreja pede que ordenes para a função de presbítero este nosso irmão”. E Dom Edson, interroga: “Podes dizer-me se ele é digno deste ministério”? O outro integrante responde: “Tendo interrogado o povo de Deus e ouvido os responsáveis, dou testemunho de que foi considerado digno. O Bispo, então, conclui: “Com o auxílio de Deus e Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a ordem do Presbiterado. Roguemos a Deus Pai todo-poderoso que derrame com sua largueza a graça sobre este servo, que Ele escolheu para o cargo de Presbítero”!

O Coral Palestrina que abrilhantou com suas vozes e instrumentos a celebração, entoando todos os cânticos com muita harmonia, passando pelo Rito da “Imposição das Mãos”; “Vestição”, “Unção das Mãos”, a “Entrega do Pão e do Vinho”, o “Canto de Acolhida do neossacerdote” a “Ladainha de Todos os Santos”, assim como os demais ritos.

Ao final da celebração, centenas de pessoas foram abraçar o padre recém ordenado – com 26 anos de idade – a Imprensa local, também este informativo - portalnovotempo1.com.br - membros da Pascom (Pastoral da Comunicação).

Registrar também a recepção carinhosa no Clube do Remo, onde de forma ordeira, fora servido um delicioso almoço para todos os presentes, com um trio musical que apresentou um variado repertório com páginas belíssimas da nossa (MPB) Música Popular Brasileira.

“Em águas mais profundas vamos lançar as nossas redes / E sem mais descansar saciaremos nossa sede/ De sermos uma Igreja toda ministerial/ Na graça recebida junto à Pia Batismal”.

Deixei o Santuário com esse verso da Irmã Verônica Firmino, ecoando em mim. Somos aprendizes da esperança e rogo a Deus que o novo presbítero nos ensine tudo que aprendera ao longo desses anos de formação. Encerro essa matéria desejando Boas-vindas ao nosso pároco Marcio Nunes, e com uma súplica ao nosso Pastor, para que cuide de seu rebanho, baseada em seu lema: “Ensinai-nos a observar tudo quanto aprendera do Pai”.

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page