top of page

05 – MISSA NA MATRIZ DE SÃO MARCELINO, NO RIO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 5 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de set. de 2021

Quem celebrou hoje, na bela Igreja-matriz da Paróquia São Marcelino de Champagnat, aqui mesmo no Condomínio Rio II, foi o Pe. Pedro Paulo Alves dos Santos e o seu sermão foi algo de extraordinário. Quisera eu, tê-lo por escrito, para transcreve-lo aqui, ou mesmo gravado, para registrá-lo nas páginas desse informativo.

EFETÁ! ABRI-TE! É A EXORTAÇÃO DE JESUS, TAMBÉM NOS DIAS DE HOJE

A tônica do Evangelho desse domingo é essa. Como eu disse aqui, fui à missa na quinta, na Primeira sexta-feira, no sábado e hoje, domingo. O sermão do Padre Núbio, comentei ontem, na matéria “Somos apenas passageiros em trânsito, pelas estradas do tempo”.

A Palavra de Deus é rica e sempre atual, a prova disso é que de um mesmo Evangelho, uma leitura idêntica da celebração do dia anterior, faz emergir uma profunda reflexão, com um sabor vigoroso de naturalidade, extraída das páginas sagradas, no dia seguinte, num segundo momento.

A interpretação dos textos bíblicos continua a suscitar em nossos dias um vivo interesse e provoca importantes discussões. Elas adquirem dimensões novas. Da a importância da Bíblia para a fé cristã, para a vida da igreja e para a relação dos cristãos com os fiéis das outras religiões, a Pontifícia Comissão Bíblica foi solicitada a se pronunciar a esse respeito (PCB, 1993).

CELEBRAMOS O MÊS DA BÍBLIA

Celebramos em setembro, o mês da Bíblia e, devemos a São Jerônimo, essa riqueza, já que foi ele o seu tradutor. Portanto, se hoje temos a oportunidade manusear, de ler e meditar as Sagradas Escrituras, devemos a este santo, cuja mote se deu no décimo nono mês do ano e, por esse motivo, para homenageá-lo, instituiu-se nesse período o Mês da Bíblia.

Assim, a Igreja dá a ela, maior enfoque, promovendo a entrada da Bíblia, com cânticos específicos, porque isso se insere em nossa consciência como uma necessidade de se dar maior atenção à Palavra de Deus, de se ler a Bíblia, de se meditar e semear a Palavra na Igreja e em nossas casas, é uma celebração da nossa fé, pois, sabemos que, à medida que temos mais contato com as Sagradas Escrituras, criaremos o salutar hábito, o que, de certa forma, nos coloca em sintonia com o Supremo Deus, na certeza de que são bênçãos que à terra desce, para serem derramadas em abundância e são também as preces do povo de Deus que sobem aos céus.

“Ignorar as Sagradas Escrituras é ignorar a Cristo”! Esta frase de São Jerônimo, ilustra bem, sobre a importância da Palavra de Deus em nossas vidas em nossa sociedade.


MANHÃ DE AUTÓGRAFO NO LANÇAMENTO DO LIVRO DE PADRE PEDRO PAULO ALVES DOS SANTOS

Ao final da Missa, o celebrante, Pe. Pedro Paulo Alves dos Santos, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), em Roma, (1977), lançou o Livro “Interpretação da Bíblica: Estudos de Hermenêutica”, pela editora Letra Capital. Adquirimos um exemplar, que o autor autografou com a seguinte dedicatória: “Deus é a voz do infinito no fundo da alma”.

A biografia do autor é extensa, não vou comentá-la aqui, mas gostaria de discorrer sobre a apresentação do referido livro: “ No ímpeto de sempre estar propagando a Revelação de Deus, sobretudo, pela Bíblia, Pe. Pedro Paulo foi convidado a participar de um artigo semanal, voltado para a formação bíblica dos leitores do Jornal o Testemunho de Fé, como também do Programa ‘A Bíblia nos dias de hoje’ na Rádio Catedral, ambos da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, à qual está incardinado, com textos explicativos e exortativos sobre os Sagrados Livros.

Daí que surgiu o ensejo de se compilar grande parte de seus textos do Jornal citado em um livro. Logo, tudo o que nele está reunido, é um tesouro de textos que Pe. Pedro Paulo, ao longo de anos, esmiuçou para nós, a fim de nos alimentarmos de uma fonte profunda e inexaurível acerca da Palavra de Deus”.

Quero concluir essa matéria, repetindo o que disse Padre Thiago Sardinha de Jesus na ‘orelha’ do livro: Enfim, por este livro, Pe. Pedro Paulo consegue explicar e aprofundar os ensinamentos do Magistério e da contribuição razoável das várias hermenêuticas sobre a Sagrada Escritura, sendo, então, uma ferramenta preciosa para não somente ler e entender, mas sobretudo, vivenciar a Bíblia como um norte de vida que traz “luz para os passos” (Salmo 118, 105); e, tudo isso, a partir de um norte saudável por ter sido lido e entendido corretamente.

Fernando Mauro Ribeiro




 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page