top of page

05 – DIA NACIONAL DA CULTURA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 5 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura

Hoje é celebrada toda a riqueza da cultura brasileira. A partir da contribuição de diversos povos, o Brasil produziu ao longo de sua história, uma enorme diversidade de manifestações culturais. De norte a sul, de leste a oeste, as músicas, a culinária, a literatura, o folcloere, o artesanato etc, expressam toda a multiplicidade do nosso país.

O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, diplomata, político, ensaísta e orador. Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849. Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

O acervo do Arquivo Nacional contém documentos que registram toda riqueza e diversidade cultural brasileira. Para celebra a data, A meu ver, todo município, toda Comunidade deveria apresentar uma mostra de sua cultura, seja através de seleção de imagens, fotos que moam algumas manifestações culturais existentes em nosso país, em nossa região, em nossa comunidade.

Em Cachoeira Alegre, por exemplo, a apresentação do Grupo Folclórico do Mineiro Pau, resgataria um belo momento de nossa Terra. A música, a dança, bois e mulinhas do carnaval, as quadrilhas das festas juninas, procissões do padroeiro e outras manifestações religiosas também enriqueceriam nosso dia. Uma exposição de fotos; a exibição do curta-metragem intitulado Um passeio pela História de Cachoeira”, Concurso de Dança, Festival de Músicas, visita aos pontos turísticos de Cachoeira Alegre (antigas Fazendas, o Santo Cruzeiro; o Museu de Arte Sacra, o Mirante do Bairro Bela Vista... tudo isso é cultura e faz parte de nossa história.

Pena que muito desse acervo vem se perdendo ao longo do tempo. Será que seria possível reunir fotos dessas antigas construções para organizarmos uma exposição que resgatasse parte de nosso patrimônio histórico? Quanta riqueza: antiga Igreja-matriz, a primitiva Casa Paroquial, o Clube Jupter, que a princípio fora projetado para ser um cinema, a Farmácia de seu Nhonhô Cerqueira; as imponentes construções como o histórico casarão de Feliciano Alves Pequeno, de seu Faustino Delgado Júnior; Iracema Alvarenga, Adélia Gouvêa, seu Antônio Nãna, a casa do maestro, senhor Mario Rodrigues, do Dentista Fernando Guedes, seu Pedrinho Anastácio; José Ribeiro, Luiz Soares Dias; Casa Brasileira (antigo cinema); Mercadinho Gato Preto; Bazar Alves e Rezende, Júlia Ribeiro Gouvêa; Casa Venâncio Antônio Duwirges; residência e barbearia do se Tenente (Vicente); Manoel Fernandes Nogueira; Abel Estácio de Oliveira; Sra. Lourdes Rodrigues...

Onde anda nossa gente que ignora tudo isso? Os professores de História dariam uma grande contribuição passando para seus alunos tais informações. Onde andam os nossos jovens? Na parede da memória esse acervo existe, se não através de fotos antigas, esse resgate seria possível através de pinturas, reproduções... Onde estão nossos artistas plásticos amadores? No total anonimato não é mesmo? Não seria o momento de trazê-los à tona? Seria formidável que todos arregaçassem as mangas para redesenhar, pintar e registrar dessa forma uma de nossas maiores riquezas culturais que se perdeu no tempo.

ou até Olha, seja em que área for que você atue. Se você se sentir tocado e desejar contribuir reunindo fotos antigas, desenhando, pintando, mesmo descrevendo para outros, a fachada dessa ou daquela construção; me procure e saiba que estará dando uma grande contribuição. Quem sabe conseguiremos formar um grupo que toque esse projeto? Estaremos iniciando as obras de restauração e adequação do prédio do Museu de Arte Sacra de Cachoeira Alegre. Gostaria de dar a sua contribuição?

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page