05 - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
- Fernando Mauro Ribeiro
- 5 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, com o objetivo principal de promover a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação.
Todo ano esta data é celebrada de maneira especial, é a oportunidade de trabalhar a formação das pessoas e desenvolver atitudes ambientais que são fundamentais para o futuro do planeta. Muitas são as ações que acontecem em todo o mundo despertando esse trabalho preservacionista que é muito importante, mas gostaria de dividir com você outro ponto de vista sobre nossa natureza e responsabilidade que temos sobre ela.
A palavra de Deus narra no livro do Gênesis, capítulo 1.1-31, toda a maravilha da criação do universo. A luz, o firmamento, as águas, os peixes, a terra com animais e plantas, o céu e suas estrelas. Durante todos esses versículos é possível tocar, já no ato da criação, na maior manifestação do amor de Deus por cada um de nós: Ele nos presenteou com um ambiente de vida.
Por fim, para coroar toda a Sua obra, Deus criou o ser humano à Sua imagem e semelhança com a responsabilidade de dominar tudo que Ele havia feio e classificou o mundo em que vivemos como muito bom.
Nasce aí a nossa responsabilidade com o Meio Ambiente onde reconhecemos o resultado maravilhoso da intervenção criadora de Deus. Expressão de um desígnio de amor e de verdade que nos chama a uma vocação autêntica e enraizada na liberdade responsável de gerir, guardar e cultivar os dons da criação que pertencem a todos.
É uma atitude que nos permite olhar de maneira diferente o ambiente que nos cerca e encontrar um benefício de solidariedade para com o próximo. Um patrimônio legítimo destinado como algo necessário para presentes e futuras gerações.
Um comprometimento que se torna universal, a partir do momento que as atitudes em prol da natureza, por mais simples que sejam, são capazes de fortalecer um vínculo com a humanidade inteira e trabalhar pensamentos não somente do ponto de vista preservacionista, mas sobre o próprio valor da pessoa humana.
Hoje, nas questões relacionadas ao cuidado e à preservação do meio ambiente, falta esse convite que nos permite olhar para a ecologia como dom natural da Criação e, assim, nos lembrar da necessidade de protege-las e exercer uma administração responsável sobre tudo isso que Deus criou com tanto amor.
É necessário e urgente apreciar nossas virtudes humanas em favor daquilo que é natural e transformá-las em atos concretos. No nosso dia a dia, somos chamados a contribuir com a natureza, a começar pelos pequenos gestos, numa crescente administração das nossas atitudes.
Fonte: Revista Canção Nova
Comments