top of page

05 – DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES O QUE FAZ A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO?

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 5 de mai. de 2023
  • 4 min de leitura

Penso que aqui na Paróquia de Cachoeira Alegre, deveria haver a Pastoral da Comunicação, dentre outras. Digo isso, porque entendo que a comunicação é primordial nos dias de hoje. “Ide e pregai o Evangelho a todas as criaturas...” são palavras de Jesus. E há várias maneiras de se anunciar a Boa Nova, de se reunir o povo para rezar, mas também é importante que se divulgue os eventos da paróquia.

Realizamos ao longo dos anos, grandes festas: a do Padroeiro São Sebastião, a Semana Santa, as Festividades de Maio, Corpus Christi, as Festas dos santos do mês de junho e julho, a solenidade de Cristo Rei, Corpus Christi, a Celebração em 12 de outubro com a carreata em honra a Nossa Senhora Aparecida, a Festa do Cachoeirense em primeiro de novembro, a data magna da cristandade que é o Natal, as Folias de Reis e o Réveillon.

Apenas para a festa de São Sebastião é que se faz um programa na gráfica. Não há mais o programa da Semana Santa, das festividades de maio e outras festas como outrora se fazia. E ainda assim, esses programas não são distribuídos – afixados no comércio local – nem divulgados nas comunidades vizinhas.

Poder-se-ia argumentar que, agora, no mundo informatizado, em tempo de redes sociais, esses eventos seriam divulgados ali, mas, acontece que não são. A mídia está a serviço e não é procurada para prestá-lo. Veja: ao Portal Novo Tempo, não é enviado um programa, um comunicado para divulgar o evento, Muitas vezes, procuro e não encontro, faço contato e não tenho resposta.

Da mesma forma, a Rádio Catedral, e as demais rádios de Muriaé que, quando procuradas, fazem com louvor esse trabalho de divulgação, através da Agenda Cultural. Se digo isso, é porque em outros tempos, se via, além de no comércio local, e do município, também em Muriaé e outras cidades da região, programas de nossos eventos. Algumas vezes, fui às rádios Muriaé e Catedral para divulgar a festa de nosso Padroeiro e do Cachoeirense. Nos dias atuais, nós da mídia, não tomamos conhecimento nem mesmo da programação.

Daí, esse meu questionamento em relação a Pascom. O que faz a Pastoral da Comunicação? Convenhamos, é uma boa pergunta, e como tal, a resposta deve abranger suas diversas lacunas. De um modo geral, a Pascom pretende proporcionar os meios necessários para que a mensagem atinja seu objetivo que é evangelizar!

A Pastoral deseja fazer com que homens e mulheres se encontrem com o Cristo, para que tenham uma experiência pessoal e verdadeira do Messias.

Para cumprir essa missão, várias ferramentas são utilizadas, como os núcleos de jornal, site, rede social, música, TV, rádio, filmagens, cursos e tudo mais que a imaginação conseguir idealizar para tornar o trabalho eficiente e dinâmico.

Sem perder jamais o foco principal, que é evangelizar por meio da comunicação, os agentes devem tornar presentes os valores da mensagem de Cristo, ao manter os fiéis informados de tudo o que acontece na comunidade.

Como se percebe, a missão da Pascom é a de promover a comunicação na Paróquia. Seja com cartaz, folheto, boletim, jornal, site e agora, com a rede social. Mas sempre tendo em mente as recomendações bíblicas como: “Vinde, vede, anunciai” (João 1,39); “Ide, contai o que estais ouvindo e vendo” (Mateus 11, 2-5) e “O que vos digo na escuridão, repeti-o à luz do dia, e o que escutais em segredos, proclamai-os sobre os telhados” (Mateus 10-27).

Os núcleos se ramificam para executar sua missão, sabendo ser necessário que os agentes sejam capacitados para realizar o trabalho. Temos vistos murais de avisos onde as notícias se perdem. Quem cuida do site, deve ter um conhecimento para incluir as notas, remodelar a página. Os avisos serão mais bem passados por um grupo de leitores bem preparados.

O agente da Pascom deverá ter um livre trânsito em todas as Pastorais atuantes na paróquia, para receber as informações em primeira mão e ajudar na divulgação.

Um aspecto que tem sido deixado de lado nas Paróquias, é o da memória. Alguém precisa ficar responsável pelo arquivamento dos registros históricos da comunidade. As fotos precisam estar identificadas por evento e data. Tem sido bem árduo levantar o histórico das paróquias que completam algum ano jubilar, porque nada foi guardado, ou os registros se perderam.

Haja vista em nossa paróquia de Cachoeira Alegre, quando tantos documentos se perderam sem que ninguém saiba o destino que tiveram. Alguns, foram incinerados por padres na Casa Paroquial, alegando que lá não é lugar de se guardar “velharia”. O próprio Museu de Arte Sacra, criado em 1993, para ser o guardião de nossa história, estava, há décadas, abandonado à própria sorte, tendo, em função disso, perdido grande parte de seu acervo.

A Pastoral da Comunicação não se fecha em si. Ela é comunhão. É o elo entre todos os eventos, atividades pastorais, movimentos e associações de uma comunidade paroquial. Ela está presente, inclusive, ao agir, com os meios de comunicação de fora da Igreja, tais como jornais de bairros, de escolas e rádios comunitárias.

Quero registrar aqui, que a Pascom, em Muriaé, foi de grande valia para se conseguir a concessão para se instalar a Rádio Catedral na cidade. Algumas vezes participei de reuniões, para tratar do assunto, entrevistei pessoas ligadas ao projeto e sou testemunho da importância da Pastoral para essa grande aquisição. Pensemos nisso!

Fernando Mauro Ribeiro


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page