Desde a edição de junho, o jornal está abordando vários temas relacionados à criança. Nas cinco sequências até outubro, quando se comemora o Dia da Criança, abordaremos em nossas páginas:
AS CRIANÇAS TÊM UM ESTILO PRÓPRIO?
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
UMA EPIDEMIA DE MIOPIA
INTRODUÇÃO ALIMENTAR
O QUE OFERTAR AO BEBÊ?
AS CRIANÇAS TÊM UM ESTILO PRÓPRIO?
CRIANÇA PRECISA SER CRIANÇA
UMA EPIDEMIA DE MIOPIA
A miopia, conhecida como a dificuldade de ver objetos de longe, já é considerada a epidemia do século entre as crianças e adolescentes.
Estima-se que até 2020, 28% da população brasileira seja míope. Até 2050 este índice pode chegar até 51%.
O problema pode ser hereditário ou adquirido, mas sabemos que hoje em dia o uso excessivo de smartphone, tablets ou computadores tem aumentado o aparecimento e a progressão de miopia em crianças.
Isso acontece pelo excesso de acomodação do olho, mecanismo que usamos para digitar e ver vídeos nos eletrônicos de perto.
Além do uso excessivo das novas tecnologias, o aumento dos casos de miopia está sendo relacionado à falta de atividades ao ar livre pelas crianças. É recomendado que os pequenos realizem atividades ao ar livre diariamente por pelo menos 40 minutos.
A Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria recomenda que até aos 2 anos de idade as crianças não tenham, contato com eletrônicos, e entre 2 e 5 anos até uma hora por dia, após essa idade,fica a critério dos pais, mas nossa sugestão é que seja o mínimo possível.
Como muitas crianças não se queixam de dificuldade para enxergar, é importante que os pais fiquem atentos se eles estão se aproximando muita da televisão, se franzem a testa para enxergar, se tem queixa de dor de cabeça ou dificuldade de aprendizado.
A previsão médica de visitar um oftalmologista regularmente também vale para as crianças. O ideal é que entre o nascimento e os dois anos de idade as visitas aconteçam a cada seis meses. Após essa fase, se não existirem indicações específicas, mantenha as visitas anuais.
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Nunca foi tão importante para a humanidade a consciência dos benefícios do brincar, do jogar e de fazer atividade física e prática de esporte. A brincadeira é parte fundamental do desenvolvimento infantil. Afinal, durante os primeiros anos de vida, ela traz uma série de vantagens: na estruturação do cérebro e respectivos mecanismos neurais, na evolução da linguagem; na capacidade de adaptação física e motora; na estruturação cognitiva e resolução de problemas; nos processos de sociabilização e na construção da imagem de si próprio.
Brincar é adaptar-se a situações imprevisíveis por meio de situações diversas na utilização do corpo em espaços físicos e na relação com os outros.
Por isso, se torna fundamental a existência de atividades livres que promovam o jogo simbólico (faz de conta), o jogo com objetos (naturais e construídos), o jogo social (relação com amigos) e o jogo de atividade física (corrida, fuga, perseguição, luta).
No que diz respeito à saúde, a atividade física promovida pelo brincar é importante e a brincadeira parece ser um bom indicativo de saúde mental. Valorize o tempo de brincar e brinque com os seus filhos.
Comentários