top of page

04 - QUERO MAIS SAÚDE – CABELOS BONITOS: DIETA AJUDA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 4 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

Segundo especialistas, vitaminas presentes em alimentos fazem a diferença.

 São muitos os produtos destinados à saúde dos cabelos. Desde cremes para nutri-los até suplementos muitas vezes debatidos por especialistas se de fato funciona. Mas há um caminho para garantir a qualidade dos fios que pode ser muito mais simples do que se imagina: a alimentação. Isso porque, assim como tudo no corpo humano, o estado do cabelo é diretamente ligado a nutrientes essenciais que são obtidos pela comida, como proteínas, ácidos graxos, Ômega-3, zinco, ácido fólico, vitaminas, magnésio, entre outros.

  O cabelo é feito de proteínas, especificamente queratina, por isso faz sentido que precisamos ingerir uma quantidade adequada de proteínas em nossa dieta para apoiar o crescimento saudável do cabelo – explica a nutricionista Frances Langerman-Roth em entrevista ao portal “sharpe” (Forma). E vitaminas e minerais estão envolvidos no crescimento de novas células e, sem elas, nosso cabelo não pode prosperar. Além disso, estudos mostraram que quando os carboidratos são restringidos, pode ocorrer queda de cabelo – completa.

  Por conta disso, Frances, juntamente com a também nutricionista Amanda Sauceda, escolheu qual o alimento é melhor para a saúde das madeixas. Ao site, a dupla afirmou que o salmão, principalmente o selvagem, é o número 1, quando o assunto é qualidade dos fios. Entre os muitos benefícios, estão os nutrientes citados no início da reportagem, além de colágeno marinho e vitamina D. Idealmente, recomendam o consumo duas vezes por semana, mas sem tirar a pele, que é também rica em nutrientes.

  Porém, como o peixe não é barato e pode não ser do agrado de todo mundo, as nutricionistas sugeriram outras opções alimentares mais populares para incluir no cardápio que fazem bem para o cabelo.

 

AMÊNDOAS: Ricas em proteínas vegetais, com altos níveis de ferro e magnésio.

 

NOZES: Ótimas fontes de ácidos graxos ômega3 com muitas proteínas, fibras e magnésio.

 

OVOS: Fonte valiosa de proteína, segundo Frances: eles oferecem proteína padrão ouro (alto valor biológico com todos os nove aminoácidos essenciais), com 6g por ovo. Além disso, fornecem uma excelente fonte de vitamina B12 e biotina, 44 UI de vitamina D e os antioxidantes luteína e zeaxartina.

 

FRUTAS CÍTRICAS: Laranjas, tangerinas, maracujá, acerola, abacaxi e limões, todos são ricos em ácido fólico.

 

FRANGO COM PELE: Uma alternativa ao peixe para obter colágeno é o frango com pele. “Você também pode usar os ossos do frango para fazer um caldo, o que vira outra fonte de colágeno”, diz Amanda.

 

LEGUMINOSAS: Grão de bico, ervilha, feijão, lentilha, feijão, entre outras, são outra grande fonte de proteína e também conta com proteínas B e ferro.

 

CIENTISTAS CRIAM ARROS ‘CARNUDO’ EM LABORATÓRIO

  Depois do frango e da carne cultivada, a mais recente inovação é o arroz ‘carnudo’, que consiste no cultivo núcleo de músculos e células de gordura animal dentro dos grãos de arroz. O método, publicado recentemente na revista ‘Matter’, resulta num alimento híbrido nutritivo e saboroso que, uma vez comercializado, poderá oferecer uma alternativa proteica mais acessível e com menor pegada de carbono.

  “Imagine obter todos os nutrientes de que necessitamos a partir de arroz proteico cultivado em células. O arroz já tem um alto nível de nutrientes, mas adicionar células de gado pode aumenta-lo ainda mais”, disse Sohyeon Park, que conduziu o estudo sob a orientação do autor correspondente Jinkee Hong na Universidade de Yonsei, na Coréia do Sul, em comunicado.

 

 

 

 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page