04 – POLÍCIA FEDERAL INVESTIGARÁ DE BOLSONARO TENTOU FUGIR
Fernando Mauro Ribeiro
4 de abr. de 2024
2 min de leitura
A Polícia Federal investigará a intenção do ex-presidente Bolsonaro ao passar dois dias na Embaixada da Hungria, em Brasília, menos de uma semana após ter o seu passaporte apreendido na Operação Véritas, que apurava suposta tentativa de golpe de Estado. Investigadores querem esclarecer por que ele ficou hospedado na representação diplomática no carnaval, entre 12 e 14 de fevereiro, para verificar se houve tentativa de fuga.
Para ministros do Supremo Tribunal Federal ouvidos de forma reservada pelo Extra, a ida ao local pode dar margem a uma prisão preventiva. O ministro Alexandre de Maraes, do STF, deu prazo para Bolsonaro explicar o que foi fazer na embaixada húngara no período.
A estada do ex-presidente – iniciada três horas após ele convocar apoiadores para manifestação ocorrida em 25 de março em São Paulo – foi revelada por imagens de câmera de segurança, obtidas pelo jornal The New York Times, dos Estados Unidos.
Alvo de investigação por suposta trama golpista, fraude no cartão de vacinação e desvio de joias do acervo presidencial, Bolsonaro não poderia ser preso dentro de uma embaixada estrangeira, uma vez que prédios consulares são protegidos por convenções internacionais. Após a revelação, o Itamaraty convocou o embaixador da Hungria no Brasil, Miclós Halmai, para dar esclarecimentos.
PASSAPORTE CONFISCADO
A Polícia Federal confiscou, em 8 de janeiro o passaporte de Bolsonaro e prendeu dois de seus assessores sob acusação de terem planejado um golpe depois que ele perdeu as eleições de 2022. Em 14 de fevereiro a defesa do ex-presidente pediu ao STF a devolução do passaporte, sob a alegação de que não foi apresentado nenhum “risco de fuga”.
PASSO A PASSO DA ESTADA REGISTRADA POR CÂMERAS DE SEGURANÇA
12 DE FEVEREIRO – 21H37M. O ex-presidente chega de carro à Embaixada em Brasília.
12 DE FEVEREIRO – 21H39M. Bolsonaro aparece ao lado do embaixador Miklós Halmai.
12 DE FEVEREIRO – 22H42M. Funcionários levam roupas de cama como um travesseiro para onde ele está hospedado.
13 DE FEVEREIRO – 18H08M. Bolsonaro é visto na garagem ao lado de segurança e usa um celular
13 DE FEVEREIRO – 21H16M. Homem carrega sacola do local onde Bolsonaro estava hospedado.
14 DE FEVEREIRO – 16H14M. Ex-presidente entra no carro e, em seguida deixa o prédio
Comentarios