top of page

04 – PADRE JOÃO CELEBRA NA IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS COMUNIDADE BOA ESPERANÇA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 4 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

Quem foi Giovanni Di Pietro de Bernadone? Ele nasceu por volta de 1181, em Assis, uma cidadezinha italiana. Estou falando de São Francisco de Assis, um santo muito querido que celebramos nesse dia. Na Paróquia de São Sebastião de Cachoeira Alegre, há uma singela capela consagrada ao santo. Ela encontra-se na Comunidade Boa Esperança, onde sua gente se reúne nas horas de prece, para elevar a Deus os seus pedidos e louvá-Lo por sua obra maravilhosa. A Comunidade honra-o com entusiasmo e, especialmente nesse dia, celebra o seu padroeiro com a celebração da Santa Missa, e barraquinhas e leilões de prendas.

O grupo do Apostolado do Terço dos Homens de Cachoeira Alegre, atendendo o convite de seu coordenador José Ricardo visitou a comunidade para participar dos festejos. No âmbito espiritual, Padre João Pedro de Melo, enriqueceu a programação, quando celebrou Missa festiva, onde um bom número de fiéis participou do encontro. Na dimensão social, os irmãos se confraternizaram nas barraquinhas de bingos, leilões e deliciosos lanches. O mau tempo – relâmpagos, trovões, seguido de chuva – impediu que um grupo maior de pessoas, que normalmente participa do evento, não comparecesse. Da mesma forma, o movimento de barraquinhas não pode se estender por mais tempo. Porém, amigos e leitores mandaram notícias à nossa redação de que fora uma bela celebração.

É apenas uma síntese, já que uma vida na pobreza, na humildade, na simplicidade, no total desapego dos bens materiais se torna tão rica. Mas, ao que sabemos do glorioso santo, – já li um livro bastante interessante sobre sua vida – é que, um dia, Francisco rezava, na modesta capela de São Damião, nas proximidades de sua aldeia natal, Assis, quando subitamente, ouviu uma voz que dizia: - Vai Francisco! Reconstrói a minha casa em ruínas. Que queres que eu faça? Teria perguntado, ele. E a voz diz novamente: Vai Francisco! Reconstrói a minha casa em ruínas.

É evidente que há uma série de fatos que ocorreram na trajetória de Francisco. Mas o que posso afirmar é que a partir daí, quando ouve a voz que lhe ordenara, a vida do jovem se transforma por completo. É uma mudança deveras radical. Por isso, é muito bom que tenhamos os ouvidos atentos para o chamado de Deus. O Criador quer contar com a criatura para a construção do seu Reino, para edificar a sua Igreja. Possivelmente, Deus já terá dito: “Vai Fernando... Vai José... Vai Maria... e, poluídos talvez, pela falta de amor, pelo barulho do mundo, nossos ouvidos não ouviram.

Vai, Francisco... É um apelo, uma ordem, um aceno, um voto de confiança. Para seguir em frente, no cumprimento de uma tarefa, de uma importante missão. Viver é receber apelos. Infelizmente, grande parte deles cai no vazio, não encontra ressonância na concha do nosso existir.

O jovem rico do Evangelho, por exemplo, sentiu o apelo para seguir a Cristo mais de perto. Mas ficou com medo e retrocedeu, quando o mestre lhe falou de renúncia, de desapego dos bens materiais... Só os corações nobres, humildes e generosos se colocam a caminho e abraçam o Evangelho, o Reino de Cristo. Encontre um tempinho em sua agenda e procure conhecer um pouco mais sobre a vida dos santos. Eles têm ainda muito o que nos ensinar. Com São Francisco, por exemplo, aprendemos sempre. Veja essa preciosidade de ensinamento a ele atribuída:

Fernando Mauro Ribeiro

Ensinamento 1:

O que temer? Nada. A quem temer? Ninguém. Por quê? Porque aqueles que se unem a Deus obtém três grandes privilégios: onipotência sem poder, embriaguez sem vinho e vida sem morte.


Ensinamento 2:

Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado... Resignação para aceitar o que não pode ser mudado... E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.


Ensinamento 3:

Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras.


Ensinamento 4:

Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão.


Ensinamento 5:

Pregue o Evangelho em todo o tempo. Se necessário, use palavras.


Ensinamento 6:

A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor.


Ensinamento 7:

Para pregar a Paz, primeiro você deve ter a Paz dentro de você. Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.


Ensinamento 8:

Quem a tudo renuncia tudo receberá.


Ensinamento 9:

Não vos esforceis pelas honras do mundo, mas honrai o SENHOR.


Ensinamento 10:

Tome cuidado com sua vida, talvez ela seja seu único evangelho que as pessoas leiam.


Ensinamento 11:

Comece a fazer o que é necessário, logo estarás fazendo o possível... e, perceberás que estarás fazendo o impossível...


Ensinamento 12:

Quem ler e entender o Evangelho em Espirito de Verdade, encontrará nele Deus e o céu, os Anjos e o próprio paraíso, tudo a nos esperar, aguardando que façamos a nossa parte, para recebermos o prêmio da felicidade.

(Créditos rumodafe.com.br)

 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page