04 – O QUE É O G20? VOZ DA FAVELA NO DEBATE MUNDIAL
Fernando Mauro Ribeiro
4 de dez. de 2024
3 min de leitura
O Grupo dos Vinte (G20) reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e, a partir desse ano, a União Africana. O grupo responde por cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e dois terços da população mundial. Sua principal atribuição é apoiar o crescimento e desenvolvimento mundial por meio do fortalecimento da arquitetura financeira internacional e da governança nas grandes questões econômicas globais. O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil assumiu a presidência do Grupo em primeiro de dezembro de 2023 e seguirá até o fim deste mês, sendo decidido pela África do Sul. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais.
VOZ DA FAVELA NO DEBATE MUNDIAL
Hoje, no Dia Nacional da Favela, o fórum de debates sociais Favela 20 (F20) lança no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, seis recomendações com o objetivo de incluir as reivindicações das comunidades nas discussões internacionais. O documento elaborado por mais 300 organizações, aborda temas cruciais como desigualdade, pobreza, saúde mental, crise climática, acesso à água potável, inclusão digital e cultural. O texto será encaminhado à cúpula do G20, reunião de líderes mundiais que acontece neste mês, no Rio.
O lançamento acontece na Praça do Teleférico, no Morro do Adeus, a partir das 9 horas. No encontro, os organizadores explicarão aos participantes o processo de elaboração das recomendações, detalhando os critérios utilizados para elencar as propostas. Não se trata apenas de se ter um documento em mãos, mas de lutar por investimentos e políticas que realmente incluam as comunidades.
Queremos que as vozes dos favelados sejam ouvidas em todo o mundo, disse Renê Silva cofundador da F20 e fundador do Voz das Comunidades. Ele destaca ainda a urgência de uma mobilização contínua para que as reivindicações sejam atendidas; - É fundamental direcionar investimentos para as favelas e periferias, não apenas no Brasil, mas em todas as nações do G20. Assim podemos construir soluções inclusivas e justas.
MOMENTO CRUCIAL
Erley Bispo cofundador do F20 e fundador do Instituto Águas Resilientes, chama a atenção para a necessidade de haver ações imediatas: Estamos em um momento crucial para a humanidade. A complexidade dos desafios, especialmente a crise climática, exige uma resposta rápida e focada nas populações vulneráveis.
O evento de hoje é um convite à população periférica para participar do F20, que promete ser um marco na inclusão de vozes muitas vezes silenciadas nas discussões de políticas internacionais.
As recomendações feitas pelo grupo serão encaminhadas para as autoridades brasileiras competentes e entregues a cúpula social do G20.
TÍTULO PARA PRETO ZEZÉ
Também para marcar o Dia da Favela, a Câmara de vereadores do Rio condecorou o Preto Zezé, cofundador da Central Única das Favelas (Cufa) e atual presidente da Cufa-Rio, com o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro. Uma das maiores lideranças brasileiras, Preto Zezé, saiu das comunidades das Quadras, em Fortaleza (CE), e conquistou o mundo com sua capacidade de empreender e ser um mediador entre realidades distintas e distantes para a juventude negra brasileira. Preto Zezé se transformou em um destaque das causas sociais do país no debate sobre o racismo e as desigualdades sociais. Hoje é empreendedor, produtor artístico e musical, escritor e ativista.
Comments