04 - INDEPENDÊNCIA DOS EUA, QUE TENHO EU, A VER COM ISSO?
- Fernando Mauro Ribeiro
- 4 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Antes mesmo de pensar em um título para essa matéria, pensei: Por que não falar de nós? Sim, de nosso Brasil. A gente tem uma história tão bonita, com algumas – muitas – inverdades, eu sei, mas uma história interessante. Nossa história é recheada de contradições, principalmente no campo político. E parece que assim será, pelos séculos dos séculos. Mas de certa forma, falamos de nosso país todos os dias. Quando falamos de nossas mazelas, nossas derrotas e conquistas; é do Brasil que falamos, né!
Portanto, de acordo com o título acima, mesmo à primeira vista, parecendo que não tenho nada a ver com a História dos Estados Unidos, é disso que vou tratar aqui. E sabe por que? Ah, porque me lembrei que hoje se celebra a Independência dos Estados Unidos e também não encontrei nada interessante para escrever, pelo menos até o momento. Vamos, pois, aos fatos:
Hoje é feriado nacional nos Estados Unidos porque se celebra sua independência. É dia de grande festa, porque esse dia marca a Declaração de Independência 1777, ano em que as Treze Colônias declararam a separação formal do Império Britânico.
Foi oficialmente declarado feriado nacional em 1941. É neste dia que todos os americanos comemoram a independência dos Estados Unidos com fogos de artifícios, desfiles e parques e ruas lotados. O país inteiro se enfeita com as cores azul e vermelho e você encontra bandeiras americanas em todos os lugares.
VEJA ALGUMAS CURIOSIDADES
MAIS PESSOAS: Aproximadamente 2,5 milhões de pessoas que viviam nos Estados Unidos em 1776. Hoje, esse número é 123 vezes maior: 309,6 milhões de pessoas.
O CLÁSSICO: Os americanos amam Hot Dog e isso fica claro quando chega o dia 4 de julho, todos os anos, aproximadamente 155 milhões de Hot Dogs são consumidos no feriado.
O FAMOSO BARBECUE: Outra refeição típica desse feriado é o barbecue, o churrasco norte-americano. De acordo com a Forbes, mais de 60% da população reúne os amigos e a família para um churrasco bem típico, muito comum nos filmes que a gente assiste.
CHEERS: Os produtores de cerveja também têm muito a comemorar. Cerca de 68 milhões de caixas de cerveja são vendidas no Dia da Independência em todo o país. Haja ressaca!
TUDO VERMELHO E AZUL: Uma parte importante dessa celebração é a decoração. Muitas bandeiras espalhadas pela cidade e os tons de vermelho e azul se sobressaem em todos os cantos, como uma forma de exaltar o país e sua história.
MUITA LUZ: É impossível não se apaixonar pelos fogos estourando atrás da Estátua da Liberdade em Nova York e no Memorial Martin Luther King Jr em Washington DC. Em 2015, os americanos gastaram mais de R$ 600 milhões com fogos de artifício.
LUGARES COM A PALAVRA LIBERTY: 31 lugares tem a palavra “Liberty” (Liberdade em português) em seus nomes. O local mais populoso de todos com a palavra Liberty fica no Missouri, com, 29.149 pessoas: lowa tem 4 locais com a palavra Liberty, que são: Liberty ville, New Liberty, North Liberty e West Liberty.
LUGARES COM A PALAVRA EAGLE: 35 lugares tem a palavra Eagle (Águia em português) em seus nomes. A cidade mais populosa com esse nome é Eagle Pass, que fica no Texas, com uma população de 26.248 habitantes.
LUGARES COM O NOME INDEPENDENCE: 11 lugares tem o nome “Independence” (Independência em português) em seus nomes. O local mais populoso fica no Missouri, com uma população de 116.830 habitantes.
LUGARES COM A PALAVRA FREEDOM: 9 lugares tem a palavra “Freedom, que fica na Pennsylvania, com uma população de 4.464 habitantes.
RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE EUA E REINO UNIDO: 107.1 bilhões de dólares. Esse é o valor em dólar das trocas comerciais ano passado entre os Estados Unidos e o Reino Unido. Isso torna a Grã-Bretanha, que foi adversária dos Estados Unidos em 1776, o seu sexto parceiro comercial. Hoje ambos os países deixaram de ser inimigos e agora são parceiros comerciais.
SALADA DE BATATA E BATATA FRITA: Salada de batata e batata frita são os itens mais populares nos churrascos de 4 de julho. De acordo com a instituição USDFA National Agricultural Statistics Service (seria nosso Ministério da Agricultura aqui no Brasil). Aproximadamente metade de toda a batata utilizada no país em 2011 foi produzida no Idaho ou em Washington.
OBJEÇÕES CONTRA O GOVERNO BRITÂNICO: As principais objeções contra o governo Britânico estavam relacionadas às taxações sem representação no Parlamento inglês.
THOMAS JEFFERSON E JOHN ADAMS MORRERAM NO DIA 4 DE JULHO:
Tanto Thomas Jefferson coimo John Adams morreram no Dia da Independência, em 4 de julho de 1826, algo que fortaleceu ainda mais o patriotismo e as comemorações da declaração.
TANTO THOMAS JEFFERSON E JOHN ADAMS NÃO ERAM TÃO PRÓXIMOS:
A história conta que eles sempre discutiam e não se entendiam muito bem.
Fonte: inglesnarede.com.br
Pesquisa: Fernando Mauro Ribeiro
Comments