Vocação Sacerdotal (primeiro domingo de agosto). Celebramos o Dia do Padre. A origem desta data é a festa de São João Maria Vianey, padroeiro do clero, celebrada no dia 04 de agosto.
O padre, é alguém escolhido por Deus e ungido, para continuar a obra salvadora de Jesus Cristo. Segundo o Concílio Vaticano II o padre age “in persona christi”, isto é, por graça e vocação, o padre age em nome de Jesus, que disse aos apóstolos: “Quem vos ouve a mim ouve, e quem vos rejeita, a mim rejeita. E quem vos rejeita a mim rejeita. E quem me rejeita, rejeita o Pai que me enviou” (Lucas 10 .16).
Na Celebração Eucarística, o sacerdote traz Jesus para a comunidades. A Eucaristia é a razão primeira do sacerdócio. O sacerdote é modelo por excelência de Jesus Cristo, o Bom Pastor.
Vocação da Família (segundo domingo de agosto) Dia dos Pais / Dia dos Diáconos. A família é a célula vase da sociedade, é a semente de todas as vocações e a mais bela expressão de carinho de Deus para com a humanidade. A família foi um desejo de Deus: “Sede fecundos, crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra” (Gênesis 1 - 28).
A família é chamada por Deus a ser testemunha do amor e fraternidade, colaboradora da obra da criação. Seu papel é fundamental na formação dos filhos, já que aos pais é dada a responsabilidade de formar pessoas conscientes e cristãs. Eles são representantes legítimos de Deus, perante os filhos que devem ser conduzidos nos caminhos de Cristo, da Verdade, da justiça e da paz.
Comments