top of page

03 - SÃO BRÁS, O PROTETOR DAS GARGANTAS

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 3 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Os santos foram pessoas assim como nós, que buscaram a santidade em suas vidas, tanto na fé e espiritualidade, quanto em suas ações. Eles viveram em todas as partes do mundo, em diferentes períodos históricos têm biografias diversas e passaram pelas mais profundas provocações. Temos muito a aprender com seus exemplos e força, superação, transformação e, principalmente, entrega a Deus.

Os santos são grande inspiração e conhece-los é um dos caminhos para nos aproximarmos de Deus, pois suas trajetórias de santidade são o grande testemunho de como cumprir nossas missões na Terra, o que buscar, como preservar na fé. Eles intercedem por nós e, por meio de orações e da busca por conhece-los, ficamos cada vez mais próximos.

Por isso, aqui está um convite do Portal: vamos conhece-los melhor? Em fevereiro, vamos saber mais, sobre São Brás, celebrado no dia 3 desse mês. Você já deve ter visto a seguinte cena: alguém engasga ou tosse e a outra pessoa fala “São Brás”! Esse Santo, protetor contra os males da garganta, tem rica história de bondade, fé e obediência a Deus e a Jesus Cristo.

O milagre pelo qual São Brás é mais conhecido foi o socorro a uma mãe desesperada de uma criança que estava quase morrendo devido a um espinho encravado na garganta. Ao ser procurado, o santo olhou para o céu, rezou e, em seguida fez o sinal da cruz na garganta do menino que, no mesmo instante, ficou curado. Essa é a história mais difundida, mas a trajetória de São Brás começou antes e deixa muitas lições.


A VIDA DE SÃO BRÁS

Médico, São Brás começou a questionar sua profissão e sentia muita vontade de servir a Deus. Então, resolveu ser eremita e viver em uma gruta em oração por muitos anos. Nesse período, começou a ser procurado por pessoas em busca e até mesmo animais selvagens viviam em perfeita harmonia com ele.

Partiu da população local, quando o Bispo da região morreu, o pedido para que Brás se tornasse padre. Ele aceitou, estudou e passou a trabalhar pelo Senhor até ser consagrado Bispo. O prefeito de Sebaste, que combatia o cristianismo e perseguia os cristãos ordenou que seus soldados buscassem animais silvestres para torturar os seguidores de Jesus, mas encontraram os bichos vivendo em harmonia onde morava o Bispo Brás. Esse foi o motivo que levou o prefeito a ordenar a sua prisão.

São Brás não resistiu à prisão, e mesmo com toda insistência e tortura no cárcere, não aceitou as ordens de renunciar à sua fé em Cristo. Ao ver algumas mulheres que iam ajuda-lo serem mortas pelas ordens do governo, ele se rebelou e, como consequência, foi atirado no lago, porém, São Brás andou sobre as águas. Voltando à terra, teve a garganta cortada por uma espada no dia 3 de fevereiro de 316.

Nas igrejas de todo o mundo, a bênção de São Brás é feita somente no seu dia, com velas cruzadas sobre a garganta dos fiéis. No Brasil, há diversas paróquias com o nome do Santo. Origem: Sebaste: Armênia; Profissão: Médico e Bispo; Ano: 300 D. C.

Fonte: Jornal do Evangelizador

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page