Santa Terezinha - a Santa da pequena via, abre o mês das missões. Uma menina que morreu muito nova no Carmelo, mas que é a padroeira das missões e nos é dada como intercessora da nossa própria tarefa de sermos missionários, porque nós somos, eminentemente missionários.
E o que é missão? Como disse a própria Terezinha: “não sou um guerreiro que combate com armas terrenas, mas com a espada do Espírito que é a Palavra de Deus”. Aí é que está nossa missão. Nós temos uma visão equivocada de que missão é colocar uma Bíblia em baixo do braço e falar de Jesus para converter o outro.
Jesus é o pastor, não importa a ovelha, importa o pastor. Nós somos o seu povo e o seu rebanho. Você e eu somos responsáveis pelas ovelhas onde Jesus é o pastor. E o representante d’Ele, Papa Francisco, nos disse: “vão curar as feridas das ovelhas”. Uma Igreja em missão, como disse o Papa, é ir para as periferias da existência humana.
Ele não disse: “Venham ovelhas, curar suas feridas”. Disse: “Vão até as ovelhas”. Evangelizar é acolher e trazer de volta a ovelha machucada e desgarrada, que já sofreu muito no mundo e levou pancadas.
Comentários