03 - QUERO MAIS SAÚDE – AVC ISQUÊMICO E HEMORRÁGICO
Fernando Mauro Ribeiro
3 de dez. de 2023
1 min de leitura
Mais uma vez quero abordar uma das doenças que figuram entre as dez mais perigosas no Brasil: o Acidente Vascular Cerebral (AVC) popularmente chamado de derrame cerebral. O nosso cérebro, como todo o corpo, precisa de muitos nutrientes e oxigênios para realizar todas as suas funções. Se o sangue não chegar ao cérebro, ou se houver o rompimento de uma veia, acontece o acidente vascular cerebral. Se a interrupção do fluxo de sangue for prolongada, as células cerebrais começam a morrer e aquela região sofre lesões que podem comprometer partes ou todo o corpo. São dois tipos de AVC: o isquêmico e o hemorrágico.
O AVC Isquêmico ocorre quando uma veia é bloqueada (entupida), interrompendo o fluxo sanguíneo. Isso acontece quando se forma um coágulo dentro da veia ou artéria. Um coágulo pode se desprender de outro lugar do corpo e migrar até o cérebro, obstruindo uma veia.
O AVC hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo do cérebro se rompe. O sangue “vaza” para dentro das cavidades do cérebro, prejudicando o fluxo de sangue. Os danos e lesões no cérebro são graves, e se não for tratado rapidamente, pode ser fatal.
Alguns fatores de risco podem provocar um AVC: pressão arterial elevada, frequência cardíaca irregular, diabetes, histórico familiar, colesterol alto, a idade, obesidade, sedentarismo, tabagismo, alimentação rica em gorduras e uso abusivo e indiscriminado de pílulas anticoncepcionais.
Os sintomas são silenciosos e o problema aparece de repente. Fazer exame de rotina e ter um acompanhamento médico ajudam a prevenir a doença, bem como a atividade física e uma boa alimentação. Procure estar em dia com seus exames.
Comments