03 – PRIMEIRA SEXTA FEIRA NA MATRIZ SÃO PAULO - SAUDADE, EMOÇÃO E LEMBRANÇAS NAQUELA MESA
Fernando Mauro Ribeiro
3 de dez. de 2021
3 min de leitura
Tive a alegria de participar hoje, com outros membros da família – Renato e Roseli, Wagner e Viviane, Aparecida Marques... - pela manhã, da Santa Missa, quando celebramos a memória de Joaquim Ribeiro Gouvêa, por um ano de falecimento. Há um ano atrás, esse seu Joaquim, se despedia de nós, para encontrar-se com Deus. A saudade persiste, ainda é grande, mas a tendência é que vá se amenizando. “Naquela mesa tá faltando ele e a saudade dele está doendo em mim...” Veja ao final da matéria: “Naquela mesa”, música de Sérgio Bittencourt, para homenagear a seu pai, Jacob do Bandolim, e, que tantas vezes, me emocionei, ao cantá-la em nossas rodas de samba à beira da piscina, na casa de nossos pais, quando, já se pressentia uma saudade antecipada. Cantá-la, hoje, está mais difícil; a emoção é forte e as lágrimas ainda teimam em cair.Sei que, meu pai se encontra muito próximo de nosso Pai Maior, pois sou testemunha ocular do quanto essa doce criatura procurou de fato a Deus, como seu Salvador e sua única esperança.
Iniciamos o dia com esta bela oração, extraída do Bilhete Mensal do Apostolado da Oração no Brasil. Oferecimento Diário: “Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunho do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pela intenção do Santo Padre para este mês: Pelos catequistas chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que sejam testemunhas da Palavra com coragem e criatividade na força do Espírito Santo”.
Igreja celebra hoje, São Francisco Xavier. Ele é um dos escolhidos por Deus. Foi grande e incontestável missionário. Espanhol de origem, nascido em 1506, foi com Santo Inácio de Loyola fundador da Companhia de Jesus – Jesuítas. Organizado e com grande espírito de oração e de alegria, foi missionário na Índia e no Japão, e em outros lugares. Morreu quando se preparava para evangelizar a China, em 1552. É o padroeiro dos Missionários.
“Tem piedade de nós, filho de Davi”! Quando Jesus entrou em casa, os cegos assim gritavam, pedindo a Jesus que os curassem da cegueira. Dessa forma tem início a narrativa do Evangelho de Mateus, proclamado na celebração de hoje. E Padre Egberto, o celebrante disse em sua homilia: “Jesus cura, devolve aos dois cegos, a visão. Mas Jesus não queria que o imaginassem como um salvador enviado para resolver nossos problemas de saúde e semelhantes. Queria ser aceito como quem trazia uma possibilidade nova de vida; a salvação. Não queria uma publicidade fácil e enganadora. Quem ouviu os dois cegos contando o que lhes tinha acontecido, certamente devem ter pensado: Quem é esse homem que faz até cego enxergar? Sua misericórdia tira minha cegueira. O Evangelho de Cristo abre os nossos olhos e o nosso coração”.
Fernando Mauro Ribeiro
NAQUELA MESA:
Naquela mesa ele sentava sempre \ E me dizia sempre o que é viver melhor \ Naquela mesa ele contava histórias \ Que hoje na memória eu guardo e sei de cor \ Naquela mesa ele juntava gente \ E contava contente o que fez de manhã \ E nos seus olhos era tanto brilho \ Que mais que seu filho \ Eu fiquei seu fã.
Eu não sabia que doía tanto \ uma casa num canto, uma casa e um jardim \ Se eu soubesse como dói a vida \ Essa dor tão doída, não doía assim \ Agora resta uma mesa na sala \ E hoje ninguém mais fala do seu bandolim \
Naquela mesa tá faltando ele \ E a saudade dele tá doendo em mim \ Naquela mesa tá faltando ele \ E a saudade dele tá doendo em mim.
Repete: Eu não sabia que doía tanto \ uma casa num canto, uma casa e um jardim \ Se eu soubesse como dói a vida \ Essa dor tão doída, não doía assim \ Agora resta uma mesa na sala \ E hoje ninguém mais fala do seu bandolim \
Naquela mesa tá faltando ele \ E a saudade dele tá doendo em mim \ Naquela mesa tá faltando ele \ E a saudade dele tá doendo em mim!
OBS: além da saudosa, divina Elizeth Cardoso que foi quem primeiro gravou, outros tantos artistas também gravaram. Porém, a canção, é, na maioria das vezes, executada na voz do não menos talentoso Nelson Gonçalves.
Comments