top of page

03 - EM CONTRADIÇÃO COM A SOCIEDADEUM CAMINHO DE OITO PISTAS PARA A FELICIDADE

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 3 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

As oito Bem-aventuranças proclamadas por Jesus, (Mt,5,3-12) são um caminho de oito pistas paralelas pelas quais se encontra a felicidade tão procurada por todo coração humano. Na procura da plenitude do coração, da felicidade tão desejada, a grande maioria da população a busca onde ela não se encontra. A grande sociedade indica e segue principalmente quatro caminhos para encontrar a felicidade:

1) A riqueza material.

2) Todo tipo de prazeres.

3) A posse do poder.

4) A glória humana.

Não! Não são estes os caminhos que produzem a felicidade, a plenitude do coração. Fosse assim, a grande maioria da população seria feliz. E não é! Fosse assim, todos os ricos possuidores de muitos bens seriam felizes. Mas não são! Fosse assim, todos os gozadores da vida em todos os prazeres seriam felizes. Mas não são! Fosse esse o caminho, os detentores de poder seriam felizes. Mas não são! Fosse aquele o caminho da felicidade, todos os afamados, os possuidores de glórias humanas seriam felizes, mas sabemos que não são.

Jesus mostra caminhos inversos, contrários. A sociedade diz: felizes os ricos, porque com dinheiro tudo conseguem! Jesus proclama: “Bem-aventurados os pobres de Espírito porque deles é o Reino dos Céus”. A sociedade diz: felizes os que gozam a vida, dançam e se alegram nos prazeres. Jesus diz: “Bem-aventurados os que choram porque serão consolados”. A sociedade afirma: felizes os que se impõem, os que são fortes para superar os demais. Jesus afirma: “Bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra. A grande sociedade diz: felizes os espertos que tiram proveito de todas as situações. Jesus declara: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”. A sociedade afirma: felizes os que sabem cobrar e exigir os seus direitos, mesmo com dano alheio. Jesus diz: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia”.

A sociedade diz: Felizes os que planejam tirar vantagens em seus negócios. Jesus afirma: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus”. A sociedade afirma: felizes os que sabem viver de artimanhas para vencer os opositores. Jesus diz: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”. A sociedade afirma: felizes os que sabem impor suas ideias, planos e vontades sobre os outros. Jesus afirma: “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus”.

Se olharmos para a vida dos santos, bem como para as pessoas que hoje, em vida, vivem as bem-aventuranças, nos convenceremos de que os caminhos ensinados por Jesus, levam à felicidade verdadeira, à plenitude do coração, à bem-aventurança já nesta vida.

Pe. Alírio J. Pedrini

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page