Esse carnaval que não acaba, e essa “boa vida” que estou vivendo já há dezessete dias ao lado da namorada parecem chegar ao fim. Com a graça de Deus, nos próximos dias estarei já em casa – Cachoeira e Muriaé - me organizando para um compromisso que tenho na Diocese de Leopoldina, no domingo, - cinco de março - quando estarei participando de um Encontro com Músicos, para aprofundarmos mais sobre o Ministério da Música, Da Liturgia e do Canto Pastoral, com o músico Juninho Campos e Alan que é Missionário Redentorista, no Santuário Nacional de Aparecida.
É uma iniciativa do Bispo Dom Edson José Oriolo dos Santos, em que participarão todos aqueles que fazem parte de corais, do Ministério da Música e Equipe de Liturgia de toda a Diocese. De Muriaé partirá um ônibus da Empresa Ribeiro Turismo com 50 lugares, com membros das Paróquias São Paulo, (Centro), Santa Cruz, (Parque Safira), Nossa Senhora Aparecida (Porto) e Nossa Senhora Imaculada Conceição (Barra). A saída de Muriaé está prevista para as 06h30.
A programação do encontro obedecerá ao seguinte cronograma: O evento acontecerá no CIC Colégio Imaculada Conceição, ao lado da Catedral Diocesana, com a chegada das caravanas, às 08h.
08h30 – Oração da manhã, apresentação e acolhida da equipe do Santuário Nacional de Aparecida.
09h – Palavra da Equipe de Cerimoniais e Início da formação.
12h – Almoço
13h – Retorno
16h45 – Intervalo
17h – Missa com o Bispo Dom Edson Oriolo na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina,
Me foi enviado pela Rita Roriz, coordenado dos Corais da Matriz São Paulo em Muriaé, via whatsapp uma ficha de inscrição e um questionário para o Encontro de Músicos e Liturgia a ser preenchido e encaminhado à Diocese. Prontamente respondi o questionário e preenchi a ficha e os encaminhei pelas redes sociais. A coordenadora me retornou, comunicando que minha vaga está assegurada. Assim, estaremos em Leopoldina para durante um dia inteiro aprendermos mais sobre a música e os ritos da Liturgia de nossa Igreja.
Enquanto isso não acontece, vou alternando minhas horas com a oração do Santo Terço pela manhã, a leitura do livro “Arroz de Palma”, - à página 185, de suas 364, já pelo meio da história - um chope no Shopping Rio II, uma espiada nas redes sociais, uma conferida no jornal extra onde vejo a reação do torcedor do meu Mengão, insatisfeito com o desempenho do time na temporada, um e outro filme na TV, umas horas na piscina, outro dia uma caminhada pela Praia da Reserva – na Barra – uma visita ao Mosteiro de São Bento para participar da Santa Missa e evidentemente o aconchego desse apartamento, ao lado da pessoa amada.
O atencioso e comunicativo garçom que me serve, comentou que as Escolas de Samba Imperatriz e Beija-Flor anunciam que vão desfilar na rua no próximo sábado. Isso só confirma o que eu disse aqui que o Carnaval no Rio se estende por todo o período Quaresmal. Eu não estarei aqui, nesse sábado. Se aqui estivesse, gostaria de participar do mega evento que acontecerá no Vivo Rio, “O Estandarte de Ouro”, uma tradicional festa, promoção de O Globo que completa 51 edições, nesse sábado, 20 de março de 2023. Mas disso, falaremos depois.
Comentários