03 - CONVERSANDO UM POUCO SOBRE O TEMPO DO ADVENTO
Fernando Mauro Ribeiro
3 de dez. de 2024
3 min de leitura
Atualizado: 21 de dez. de 2024
FIQUEMOS ATENTOS PARA A VINDA DE CRISTO
Qual o significado da palavra Advento?
A palavra “advento “ vem do latim e significa tempo de espera, tempo de chegada, tempo de preparação.
Quando começa o tempo do Advento?
O tempo do Advento tem o seu início no primeiro domingo após o Tempo Comum e o seu término no dia 24 de dezembro.
Qual a duração do tempo do Advento?
O tempo do Advento tem a duração média de quatro semanas, isto é, as quatro semanas que precedem o Natal.
O que nós católicos celebramos no Advento?
Celebramos no Advento três importantes momentos da nossa fé. Primeiro, recordamos e rememoramos a encarnação do Filho de Deus acontecida a 2018 anos atrás. Segundo, preparamos e acolhemos, espiritualmente o Filho de Deus que vem trazendo a Salvação. Terceiro, Refletimos e aguardamos, com expectativa a segunda e definitiva vinda do Filho de Deus.
O tempo do Advento é como o tempo da Quaresma, um tempo de jejum e abstinência?
Não. O tempo da Quaresma, que precede e prepara a Páscoa, é um tempo de conversão, de mudança de vida. O tempo do Advento é um tempo de preparação de acolhida.
Todo o ano litúrgico não deve ser tempo de conversão?
Sim. Todos os dias, todas as horas, todos os minutos são tempo de conversão. A Quaresma é, porém, um tempo especial de chamado e convite à mudança de vida. É um tempo intensivo de busca, de aproximação e de comunhão com Aquele que é o Senhor de tudo e de todos.
E o tempo do Advento é um tempo de conversão?
O tempo do Advento é também um tempo de conversão porque não podemos preparar a chegada de Jesus sem “arrumar” a nossa vida. Se queremos acolhe-Lo bem, devemos melhorar, mudar, ou seja, devemos converter o nosso coração.
Por que no tempo do Advento se usa nas celebrações a cor roxa?
Usa-se justamente para lembrar que o tempo que está se celebrando é um tempo de preparação, de mudança de vida. Assim, ao olhar para os ministros e presbítero, logo se percebe que estamos perto de celebrar um momento muito especial na vida da Igreja, no caso o Natal.
Como podemos celebrar com proveito o tempo do Advento?
Participando das celebrações na comunidade, rezando individualmente e em família, e celebrando a Novena de Natal.
O Advento é um tempo “triste”?
Não. A Igreja não tem tempos litúrgicos tristes. Prova disso é que a vela, que recorda que Jesus está Vivo, está sempre acesa. Estando Jesus Vivo, nada pode nos entristecer. O que temos são tempos de maior recolhimento, como a Quaresma e o Advento. Na Quaresma, voltamo-nos para nós mesmos e, à luz dos mistérios de Jesus, convertemos o nosso coração, abrido-o a Deus e ao próximo. No Advento, recolhemo-nos em preparação para celebrar o aniversário da encarnação do Filho de Deus e para esperar, com alegria e confiança, a sua definitiva vinda.
É verdade que, liturgicamente, o Advento está dividido em duas partes?
Sim. “No Advento, sem prejuízo de sua unidade, distinguem-se duas partes:
a) Do primeiro Domingo do Advento até o dia 16 de dezembro, a liturgia exprime o aspecto escatológico do Advento, impelindo os ânimos à espera da segunda vinda de Cristo.
b) Os dias de semana entre 17 e 24 de dezembro, ordenam-se mais diretamente à preparação do nascimento do Senhor. Pelas leituras da Missa, o 4º Domingo do Advento aparece como Domingo dos Patriarcas do Antigo Testamento e da Bem-aventurada Virgem Maria, na expectação do Natal do senhor”. (Diretório Litúrgico 2000).
Por que no tempo do Advento é pedido que as celebrações não sejam pomposas (solenes)?
Recomenda-se que as celebrações sejam moderadas, isto é, que preparem, mas não antecipem a alegria e o júbilo do dia do Natal. Já que elas se caracterizam pela espera e pela preparação, deve apontar para a grande solenidade (do Natal), sem contudo, celebrá-la antes do tempo (25 de dezembro).
No tempo do Advento pode se enfeitar o altar com flores?
Sim! Contudo, o correto é que a ornamentação seja feita com moderação. O mesmo se pode dizer de instrumentos musicais. O Hino de louvor (Glória) não é cantado nem rezado no tempo do Advento.
O que é a Novena de natal? E como podemos celebrá-la?
A “Novena de Natal” é uma celebração de nove dias em preparação para o Natal. Costumeiramente, é celebrada nas casas e, em alguns lugares, na Igreja – aqui, onde moro, celebramos na Escola Municipal Dr. Antônio Canedo - com um grupo bastante participativo. Ela nos ajuda a alcançar o grande objetivo do Advento: a preparação para acolher, com fé e carinho o Filho de Deus que, por amor. Se faz criança e vem habitar entre nós.
Comments