Como é rica e bela a Liturgia da Igreja Católica. O mês está só começando, e ontem, celebramos:
* Dia da Apresentação do Menino Jesus no Templo;
* Dia Mundial da Vida Consagrada;
* Dia de Nossa Senhora da Luz;
* Dia de Nossa Senhora das Candeias;
* Dia de Nossa Senhora da Candelária;
* Bênção das Velas;
* Primeira sexta-feira do mês: Dia consagrado ao Sacratíssimo Coração de Jesus
Apresentação do Senhor: Simeão pôde sentir e tocar a graça da salvação; Jesus, o Filho de Deus;
Dia Mundial da Vida Consagrada: O Senhor santifica aqueles que se consagram pelo Reino. Hoje, pela manhã, na Matriz São Paulo, Missa concelebrada, presidida pelo Pe. Fernando. (50 anos de vida religiosa)
Participaram:
*Padre Egberto: com 45 anos de vida religiosa;
* Padre Daniel: com 16 anos de vida consagrada;
* Padre Fábio Júnior: 10 anos de vida religiosa;
* As Irmãs Marcelinas também se fizeram presentes;
Nossa Senhora da Luz: Com minha vela nas mãos, ouvi atentamente o padre proferir a Bênção das Velas: “Deus, fonte e origem de toda luz, que trouxestes ao mundo a luz que ilumina as nações, santificai com a vossa bênção estas velas, fazei que possamos chegar à luz que não se apaga, Jesus Cristo.
*Nossa Senhora das Candeias e da Candelária: são as mesmas, com estampas diferentes, mas a mesma Nossa Senhora da Luz, a Mãe de Jesus. Lembrei-me da Igreja da Candelária, onde vez ou outra, eu participava da missa, na Candelária, no Rio de Janeiro. Padre Cipriano, com quem me confessei, me deu uma leitura para fazer.
Amanhã: Dia de São Brás: Bênção para que livre-nos Deus, dos males da garganta. Na parede da memória, o registro: do menino que ainda mora em mim, no início dos anos sessenta, encaminhando à Igreja-matriz de São Sebastião, em Cachoeira Alegre, tomado pela mão de sua mãe, para receber a bênção.
O PROTETOR DAS GARGANTA
Vamos saber mais sobre São Brás. Hoje celebramos o seu dia. Santos foram pessoas assim como nós, que buscaram a santidade em suas vidas, tanto na fé e espiritualidade, quanto em suas ações. Eles viveram em todas as partes do mundo, em diferentes períodos históricos, têm biografias diversas e passaram pelas mais profundas provações. Temos muito a aprender com seus exemplos de força e superação, transformação e, principalmente, entrega a Deus.
Os santos são grande inspiração e conhece-los é um dos caminhos para nos aproximarmos de Deus, pois suas trajetórias de santidade são o grande testemunho de como cumprir nossas missões na Terra, o que buscar e como perseverar na fé. Eles intercedem por nós e nomeio das orações e na busca por conhece-los, ficamos cada vez mais próximos. Por isso aqui está o convite da Obra: Vamos conhece-los melhor.
Você já deve ter visto a seguinte cena: alguém engasga ou tosse e outra pessoa fala: “São Brás”! Esse santo protetor contra os males da garganta tem rica história de bondade fé e obediência a Deus e a Jesus Cristo. O milagre sobre o qual São Brás é mais conhecido foi o socorro a uma mãe desesperada de uma criança que estava quase morrendo devido a um espinho encravado na garganta. Ao ser procurado o santo olhou para o céu, rezou e, em seguida, fez o sinal da cruz na garganta do menino que, no mesmo instante, ficou curado. Essa é a história mais difundida, mas a trajetória de São Brás começou antes e deixa muitas lições.
A VIDA DE SÃO BRÁS
Médico, São Brás começou a questionar sua profissão e sentia muita vontade de servir a Deus. Então, resolveu ser eremita e viver em uma gruta em oração por muitos anos. Nesse período, começou a ser procurado por pessoas em busca de cura e até mesmo animais selvagens viviam em perfeita harmonia com ele. Partiu da população local, quando o Bispo da região morreu, o pedido para que Brás se tornasse padre. Ele aceitou, estudou e passou a trabalhar pelo senhor até ser consagrado Bispo.
O prefeito de Sebaste que combatia o cristianismo e perseguia os cristãos, ordenou que seus soldados buscassem animais para torturar os seguidores de Jesus, mas encontraram os bichos vivendo em harmonia onde morava o Bispo Brás. Esse foi o motivo que levou o prefeito a ordenar a sua prisão.
São Brás não resistiu à prisão e, mesmo com toda insistência e tortura no cárcere, não aceitou as ordens de renunciar a sua fé em Cristo. Ao ver algumas mulheres que iam ajuda-lo serem mortas pelas ordens do Governo, ele se rebelou e, como consequência foi atirado no lago; porém, São Brás andou sobre as águas. Voltando à terra, teve a garganta cortada por uma espada, no dia 03 de fevereiro do ano 316.
Nas Igrejas de todo o mundo, a bênção de São Brás é feita especialmente no seu dia, com duas velas cruzadas sobre a garganta dos fiéis. No Brasil, há diversas paróquias com o nome do Santo. Origem: Sebaste, na Armênia. Profissão: Médico. Ano: 300 D.C.
A Bênção de São Brás: Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus dos males da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo. São Brás. Rogai por nós. Amém!
Comments