02 - É DIA DE FINADOS E EU QUERO SABER: DEVO IR AO CEMITÉRIO ?
Fernando Mauro Ribeiro
1 de nov. de 2024
2 min de leitura
Minha mãe faleceu a três anos e eu nunca visitei seu túmulo. Meus irmãos me cobram por isso. Padre Francisco, é importante ir ao Cemitério rezar pelos falecidos? Gostaria de saber. A pergunta vem de Alfredo Matias de Araújo – Campo Grande - MS. Quem dá a resposta é o próprio Pe. Francisco Sehnem, SCJ. Esta pode ser para muitos, uma dúvida também. Vamos, pois, aos esclarecimentos:
É IMPORTANTE IR AO CEMITÉRIO REZAR PELOS FALECIDOS
Segundo a fé católica, nós podemos oferecer orações, sacrifícios e missas para pelos mortos, para que eles sejam purificados de seus pecados e entrem o quanto antes, na glória do Céu. A tradição da Igreja confirma a fé no purgatório e a conveniência de rezar pelos defuntos.
Quem se professa católico, não só pode como deve orar pelos seus entes queridos que já partiram. Como queremos ser lembrados por nossos parentes e amigos quando morrermos? Como ou sem oração? Então, elevemos preces a Deus e peçamos a intercessão da Virgem Maria e dos Santos por nossos falecidos, pois cremos na comunhão dos Santos, como rezamos no Credo.
Rezar pelos falecidos é uma obra de misericórdia. Quando em vida cuidamos de nossos irmãos enfermos e rezamos pelos pecadores, do mesmo modo, depois de mortos devemos ter piedade deles rezando pelo seu descanso eterno. Santo Agostinho disse: “Uma lágrima evapora, uma flor murcha... só a oração chega ao trono de Deus”. O dia 2 de novembro é um dos dias mais emblemáticos do calendário civil e religioso: é Dia de Finados. Dia de sentimento de perda e de saudade, de recolhimento, de silêncio e oração, de esperança e fé na ressurreição dos mortos.
Visitemos os túmulos dos nossos entes queridos e rezemos com tantos irmãos que encontremos nesse dia. É um momento de partilhar nossos sentimentos mais profundos, as emoções mais verdadeiras e a fé mais autêntica e sincera que invadem nosso coração. Se você for ao cemitério, não leve só flores, leve também as suas orações. Pode acender as suas velas, mas não se esqueça que elas são símbolo do Senhor Ressuscitado e da nossa fé na vida eterna. Enquanto a vela queima, eleve a sua prece a Deus por seus irmãos que já se foram.
A Igreja tem três motivos quando reza pelos defuntos:
A comunhão entre os membros de Cristo, vivos e mortos, tanto na morte como na vida, somos todos irmãos;
Consolar, confortar e prestar ajuda espiritual a quem está enlutado pela morte de um ente querido;
Ajudar espiritualmente a quem morreu, de modo que, se for da vontade de Deus, a oração ajude a se purificar e chegar a Ele.
Comments