02 - UMA ÚNICA FÉ. A IGREJA É MÃE DE TODOS OS CRENTES
- Fernando Mauro Ribeiro
- 2 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
A Santa Igreja nos ensina: “Por sua Revelação, o Deus invisível, levado por seu grande amor, fala aos homens como amigos, e com eles se entretém para convidá-los à comunhão consigo”. E a resposta adequada a este convite é a nossa fé em Deus Pai. (CIC 142).
Deus Pai foi se revelando a nós pelos Patriarcas, depois pelos profetas e, depois, por meio de seu próprio Filho Jesus Cristo. Ele quer que todos conheçam seu Filho, para vivermos felizes e nos realizarmos como pessoas, principalmente como seus filhos muito amados.
A fé é um dom de Deus, mas devemos buscá-la sempre. Por nossa fé estamos dizendo a Deus Pai que nós nos submetemos livremente ao seu Amor, à tua Palavra, à tia Vontade. E o nosso modelo mais perfeito de fé é Maria, a Mãe de Jesus. Ao crer no anúncio e na promessa do Anjo Gabriel, sabendo que tudo é possível a Deus, ela realiza da maneira mais perfeita e completa, a obediência da fé...
Maria nunca deixou de acreditar no cumprimento das promessas de Deus e, por isso, a Igreja venera em Maria a realização mais pura da fé. É por isso que todas as gerações a proclamam “bem aventurada”.
Jesus disse aos discípulos e diz a nós, hoje: “Crede em Deus e crede também em mim” (João 14 – 1). Jesus é Deus com o Pai e o Espírito Santo. Por isso ele tem o poder de nos revelar o amor do Pai, pelo Espírito Santo. Quem mais poderia fazer as coisas que Jesus fez para nos mostrar que ele vem da parte do Deus verdadeiro? É pela nossa fé e pela ação do Espírito Santo que podemos afirmar: Jesus Cristo é o Senhor!
Por isso, a Igreja confessa, ensina e anuncia sua única fé, recebida de um só Senhor, transmitida por um único batismo, enraizada na convicção de que todos os homens têm um só Deus e Pai. Assim, São Cipriano nos ensina: “A Igreja é a mãe de todos os crentes. Ninguém pode ter a Deus por Pai, que não tenha a Igreja por Mãe”.
Pe. Eduardo Dougherty
Comments