02 - QUERO, MAIS SAÚDE. COMBATE AO MAL DE ALZHEIMER
Fernando Mauro Ribeiro
2 de fev. de 2022
2 min de leitura
Essa coluna se faz presente mês a mês, em nosso jornal, já há mais ou menos, dois anos, ela se destaca, de acordo com alguns de nossos leitores, por causa das dicas de saúde. Ela surgiu com esse objetivo mesmo e assim deve permanecer por algum tempo. O título lembra uma canção de Rita Lee, que diz: “Já cansei, de lero-lero, dá licença que eu vou sair do sério... QUERO MAIS SAÚDE... Então, vejam sobre Exercícios Físicos no combate do mal de Alzheimer:
EXERCÍCIOS FÍSICOS NO COMBATE DO MAL DE ALZHEIMER
Querido leitor, Deus abençoe sua preciosa vida com muitas bênçãos físicas e espirituais. O mês de fevereiro é considerado o Mês Laranja, pois levanta a bandeira do combate e prevenção do mal de Alzheimer, uma degeneração dos neurônios que costuma aparecer na terceira idade.
Os sintomas iniciais são a perda de memória recente, confusão mental, mudanças de humor e até mesmo dificuldades na fala. Nos casos mais avançados as pessoas têm dificuldades com as tarefas mais simples, como alimentar-se e tomar banho. O tratamento deve começar o quanto antes possível pois as chances de amenizar os defeitos da doença são maiores.
Além dos medicamentos é importante que as pessoas tenham uma vida ativa, com muita leitura e atividades físicas, que além de ajudar no tratamento de quem já tem a doença, ajuda na prevenção. Dentre os exercícios físicos, os principais são de fortalecimento muscular, porque eles auxiliam no equilíbrio e na percepção do corpo no espaço, evitando quedas.
A caminhada ou corrida ajuda a manter o cérebro ativo e saudável. Estudos confirmam que idosos que caminham de seis a nove quilômetros por semana conservam maior quantidade de massa cinzenta no cérebro e protegem o tecido cerebral. Isto é fundamental para proteger o mal de Alzheimer e outros tipos de demências.
A regra é clara: quanto maior a quantidade de massa cinzenta que conservarmos, menor o risco de problemas e distúrbios na memória. Portanto, exercício faz bem em qualquer fase da vida! As atividades aeróbicas ajudam na irrigação sanguíneo do cérebro. Os mais indicados são: caminhadas, hidroginásticas, dança. Eles ajudam no bom andamento do sistema cardiovascular, previnem doenças cardíacas, aumentam o condicionamento físico, estimulam o sistema circulatório, aceleram o metabolismo, auxiliam no emagrecimento e na absorção do cálcio e vitamina D. A regra nesse ano de 2022 é se mexer, tenha os cuidados com os protocolos de saúde em relação à pandemia e MEXA-SE, caminhe, dance, pois, o corpo não foi feito para ficar parado.
Felipe Aquino - Professor e apresentador na TV Canção Nova
Comentários