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02 - JUBILEU – 2025 – LITURGIA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 2 de abr.
  • 2 min de leitura

JUBILEU – 2025 – LITURGIA

A Liturgia é a oração pública da Igreja. De acordo com o Concílio Vaticano II, é “a meta para a qual se encaminha” toda a sua ação “e de onde promana toda a sua força” (Sacrosanctum Concilium, 10).

No centro está a celebração eucarística, onde o Corpo e o Sangue de Cristo são recebidos. Como peregrino, Ele mesmo caminha ao lado dos discípulos e lhes revela os segredos do Pai para que possam dizer: “Fica conosco, pois é noite e o dia finda” (Lc 24,29).

Um rito litúrgico, característico do Ano Santo é a abertura da Porta Santa. Até o século passado, mais ou mais, simbolicamente, dava início à demolição do muro que a sela. Os pedreiros tinham o cuidado de remover os tijolos. Desde 1950, o muro é demolido anteriormente e, durante uma liturgia coral solene, o Papa empurra a Porta do lado de fora, passando como o primeiro peregrino.

Esta e outras expressões litúrgicas que acompanham o Ano Santo enfatizam que a celebração do jubileu não é um ato íntimo e individual, mas um sinal do caminho de todo o povo de Deus em direção ao Reino.

 

JUBILEU – 2025 - PROFISSÃO DE FÉ

       A profissão de fé, também chamada de “símbolo”, é um sinal de reconhecimento próprio dos batizados; expressa o conteúdo central da fé e resume as principais verdades que um crente acredita e testemunha no dia a dia de seu batismo e compartilha com toda a comunidade cristã para o resto de sua vida.

       Existem várias profissões de fé, que mostram a riqueza da experiência do encontro com Jesus Cristo. Tradicionalmente, porém, os que adquiriram um reconhecimento particular são dois: o Credo Batismal da igreja de Roma e o credo Niceno-constantinopolitano, originalmente elaborado em 325 pelo Concílio de Niceia, na atual Turquia e depois aperfeiçoado no Constantinopla no 381.

       “Pois, se com sua boca, você proclamar Jesus é o Senhor e com seu coração você crer que Deus O ressuscitou dos mortos, você será salvo. Com o coração, pois se acredita para obter justiça, e com a boca se faz a profissão da fé para ter a salvação” (Rom 10, 9-10).

Este texto de São Paulo enfatiza como a proclamação do mistério da Fé requer uma profunda conversão não apenas nas próprias palavras, mas também e sobretudo na própria visão de Deus, de si mesmo e do mundo. “Recitar o Credo com fé, significa entrar em comunhão com Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo e também com toda a Igreja que nos transmite a fé e no seio da qual acreditamos (CCC 197).

Fonte: Instituto das Irmãs de Santa Marcelina

 

 
 
 

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