É sexta-feira, dois de setembro. Foram duas horas e vinte à bordo de uma aeronave. O voo da Gol aterrissou à pouco, com segurança, no aeroporto Internacional de Guarulhos. Encontro-me, agora, em Mairiporã, cujo significado, na língua indígena é: “Águas lindas de Mayra”.
Um clima totalmente diverso de Palmas, (TO), mas uma tarde-noite de temperatura agradável no Parque São Luiz, região serrana de São Paulo, conhecida como Serra da Cantareira, na casa dos primos e amigos Cacá e Josélia, que me hospedam já há alguns dias, quando aqui cheguei em 21-09-2022, para então fazermos juntos uma viagem ao Jalapão. De volta, eles convidaram um seleto grupo de amigos para um almoço em sua residência. Logo, não disponho de outro tempo se não esse, para escrever para o jornal.
No Rio de Janeiro, foi dada a largada para a maratona de shows que se estenderá até 11 de setembro com o mega evento Rockin in Rio. Pretendo retornar amanhã. Não estou certo ainda, se passando pelo Rio, para ver Maíza ou se direto para Muriaé. Mas, falemos posteriormente da incrível viagem, do Flamengo e do Rockin in Rio. Porque estou a dizer isso? Para me situar e também ao estimado leitor. Vamos então, a um retrospecto de nosso trabalho jornalístico nesses 28 anos de existência do Novo Tempo, e uma prévia do que veremos nessa edição:
Neste mês, o Jornal-Portal Novo Tempo celebra 28 anos de história. Quando iniciei esse trabalho me perguntei: Até onde iremos? Que vitória esperamos? Que vitória desejamos? A vitória de ver a mão de Deus nos guiando em cada edição, a face do Senhor brilhar em nosso meio, trazendo graças e bênçãos em abundâncias para nós e nossos amigos leitores. Assim, como o povo do Antigo Testamento, que enfrentou dificuldades de todo o tipo, mas foram fiéis a Deus e a vitória lhe foi concedida.
Vitórias verdadeiramente milagrosas e surpreendentes. Eles ganhavam batalhas humanamente impossíveis de se ganhar, próprias daqueles que se “agarram” em Deus, Nosso Senhor.
São 28 anos de desafios e orações, na busca incessante de informar e sermos canais de bênçãos para o povo que anda disperso, caído, sofrido, desolado, sem informação, a mercê dos lobos do poder, machucados, feridos em sua dignidade. Mas também, desejosos de sermos canais da graça, para os que são fiéis ao Senhor, aos seus mandamentos, ao seu chamado; exortando a todos com os artigos assinados por Padres, teólogos, bispos e arcebispos, o santo Papa e tantos outros religiosos ou não, psicólogos, médicos do corpo e da alma.
A natureza se expressando num sem-número de variações, nos traz, as flores da primavera, colorindo de infinitos matizes os nossos jardins, e mostra à inteligência humana que tudo nela se cumpre mediante processos que se realizam com precisão, porque determinados pelo Jardineiro Maior. Isso, me faz entender que, a vida humana é como um edifício em construção, e quando olho ao redor, considero tudo isso muito grande para a minha pequenez e limitação.
O conhecimento amplia a vida. Conhecer é viver uma realidade que a ignorância impede desfrutar. Digo sempre que somos eternos aprendizes, que aprendemos a toda hora, em todo tempo e lugar, em cada dia, a cada mês. Setembro se nos apresenta um como um banquete ao conhecimento. Ele nos leva, em seu primeiro dia, a dançar com o Dia da Bailarina. A nos organizarmos, com o Dia das Organizações Populares (03). A sermos mais fraternos, com o Dia do Irmão (05). Dia da Pátria, que a meu ver, é mais que vestir-se de verde e amarelo, mas cerrar fileiras e mostrar que um filho teu não foge à luta (07); também, Dia do Sexo, que cada um define a seu modo. Rita Lee, por exemplo, diz que: “...Amor é Divino. Sexo é animal. Amor é Bossa-nova, Sexo é carnaval”. Dia da Imprensa (10), Dia Nacional da Cachaça (13); Dia do Frevo (14).
A Igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz no dia 14. A cruz, depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo, tornou-se símbolo da vitória da vida sobre a morte, da misericórdia sobre o pecado. O que é loucura para muitos, é sabedoria de Deus, como diz São Paulo.
Celebramos ainda o Dia da Compreensão Mundial (17);Dia do Teatro (19); Dia Nacional do Trânsito (20); Dia do Radialista, do Fazendeiro, da Tia, do Adolescente, da Árvore, (21); Dia da Radiodifusão (22).
No Dia da Juventude do Brasil, quero lembrar que o portal, ao longo desses anos, sempre apoiou as iniciativas em prol da formação dos valores cristãos no coração e na vida dos jovens, também no campo pastoral, ajudando a reerguer nossa juventude, tantas vezes desacreditada e marginalizada (22). Dia dos Filhos (23); Dia dos Primos (26); Dia do Idoso, do Ancião, da Caridade (27); Dia do Tradutor e da Navegação (30).
Traduzamos, pois tudo isso em ensinamento e navegaremos os dias desse mês, a dançar e a “ensinar o vizinho a cantar nas manhãs de setembro”. E ainda olhando para a nossa vocação de levar o amor de Deus para todas as pessoas, diante desta dádiva que é ter a sua presença como companheiro de caminhada nesses 28 anos de Novo Tempo, encerro este artigo, dobrando os joelhos para agradecer a Deus, que a Virgem Maria continue intercedendo e nos amparando com seus anjos, como um exército em ordem de batalha para que o nosso Portal Novo Tempo seja fiem em seus princípios de informar, educar, comunicar o amos de Deus e fazer despertar em todos a Fé.
Comments