02 - DIA DO TRABALHO:SÃO JOSÉ, MODELO DOS OPERÁRIOS
- Fernando Mauro Ribeiro
- 2 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
É tocante este dia em que celebramos São José Operário, pois ele é modelo de comprometimento com a vida e com Deus. Homem do silêncio e do trabalho, da hombridade e de dignidade, nos faz resgatar a importância e a dignidade do trabalho humano.
Todo ser humano tem o direito sagrado do trabalho. Por meio dele desenvolve-se e se cria as condições necessárias para viver com dignidade. Bendito seja o trabalho humano e bendita seja a justiça nele praticada.
São raros os dados sobre a vida de São José. Sabe-se apenas que era descendente da casa de Davi. Porém, a missão de José, na História da Salvação é mais importante. Por isso, na bíblia, ele recebeu o título de “homem justo”, pois além de sua retidão moral, foi uma pessoa de total abertura à vontade de Deus.
No Evangelho, Maria é chamada de noiva de José. Ao narrar a maternidade divina de Maria, a Sagrada Escritura descreve as incertezas pelas quais ele passou.
O Anjo do Senhor revela a José, sua missão junto a Jesus e Maria. Essa tarefa foi muito bem cumprida: José leva Maria a Belém; acompanha o nascimento de Jesus, foge com Maria para o Egito, a fim de proteger o menino da matança dos inocentes feita por Herodes.
Não há referência da data da morte de José. Em 1870, o Papa Pio IX proclamou São José patrono da Igreja católica. O Papa Leão XII, destacou a vida de São José Operário ao tratar do mundo do trabalho na encíclica.
Encíclica “Rerum Novarum”, editada em 1891. No ano seguinte, o Papa celebrou a Festa da Sagrada Família, Jesus, Maria e José. Em 1955, Pio XII ordenou que além da festa de 19 de março, também se celebrasse São José Operário, no dia Primeiro de Maio.
Pesquisa: Fernando Mauro Ribeiro
Kommentarer