02 - DIA DO BOMBEIRO BRASILEIRO
- Fernando Mauro Ribeiro
- 2 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Primeiramente, o Decreto-lei 35.309, de 1954 instituiu o Dia do Bombeiro, que se comemora no dia 02 de julho, e a Semana de Prevenção. Como também, os serviços do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro, sob o comando do Major João Batista de Morais Antas, a primeira corporação do gênero no Brasil surgiu no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto para diminuição dos incêndios.
A origem da palavra bombeiros é bastante antiga, vem do Latim que significa bomba (bombus), pois antigamente os incêndios eram controlados através de bombas de água.
O bombeiro militar é o profissional contratado pelo órgão de segurança do Estado e à disposição da população em geral para atendimento. Já o bombeiro civil é o profissional particular ou voluntário, que trabalha na segurança de locais como shoppings, indústrias, escolas e eventos.
O telefone 193 é o número do Corpo de Bombeiros para emergências, disponibilizado de forma gratuita em todo território nacional.
São Floriano é o santo da Igreja Católica considerado o padroeiro dos Bombeiros e protetor das pessoas envolvidas em incêndios.
PENSADOR
Certo dia alguém me perguntou quando eu havia me tornado bombeiro. Bem, minha resposta foi curta e objetiva; não me tornei bombeiro em momento algum, eu fui forjado Bombeiro no ventre da minha mãe.
Óbvio que o sujeito não entendeu e ainda pensou que eu estivesse sendo grosseiro naquele momento. Percebendo isso, resolvi esclarecer a questão com o seguinte argumento:
Bombeiro nasce Bombeiro; Bombeiro no máximo se especializa; Bombeiro se aperfeiçoa para melhorar a qualidade do seu atendimento.
Bombeiro é aquele que através do seu desprendimento ajuda a quem precisa, independentemente estando ou não de serviço; tendo ou não mídia e visibilidade.
Bombeiro não escolhe a quem ajudar, simplesmente ajuda. Bombeiro é aquele ser que de tão humilde sabe que nada se pode fazer sozinho. Precisamos sempre do outro.
Fui além com o meu discurso... Bombeiro é todo aquele de forma deliberada coopera para o bem da humanidade. Bombeiro não é apenas uma profissão, portanto, Bombeiro é um missionário a serviço do próximo, mesmo que este seja desconhecido e desprovido de bens materiais, fama, beleza, etc. Ser Bombeiro é ter nas mãos a missão de ajudar e para isso não é necessário credencial, certificado ou título.
Bombeiro sou eu, você e todos que nasceram predestinados a fazer a diferença para o bem em meio a uma sociedade injusta, covarde, hipócrita e egocêntrica.
Josué A C.
Comments