top of page

02 - A MISSA, NA IGREJA MATRIZ SANTO ANTONIO, EM CONSERVATÓRIA – RJ.

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 2 de set. de 2024
  • 4 min de leitura

A bela matriz estava tomada de fiéis, paroquianos, conservatorienses, e turistas que como eu, para lá se dirigiram para santificar o Dia do Senhor, participando da Santa Missa. A procissão de Entrada já assinala de que teríamos uma celebração pautada pela música. Os seresteiros de Conservatória adentraram o corredor central da Matriz com seus instrumentos, executando um hino e foram seguidos pelo pároco e toda a equipe celebrativa.

       O celebrante deu boas vindas a todos e se dirigiu também de forma carinhosa, àqueles que visitavam a cidade e ali estavam. Foram providenciadas dezenas de cadeiras para melhor acolher a todos, já que não havia mais lugares nos bancos. Ao final da celebração, o Grupo de Seresteiros do Amor, fizeram uma apresentação no presbitério da Igreja, executando canções tradicionais dos cancioneiros brasileiros, ao som de seus vários instrumentos. Valendo de seus valiosos talentos e favorecidos pela boa acústica do prédio – a Igreja-matriz – o grupo encantou o público presente.

      

VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE CONSERVATÓRIA. A IGREJA:

       A Igreja Matriz de Conservatória, cujo padroeiro é Santo Antonio, começou a ser erguida em 1850 e sua construção levou 40 anos. De estilo açoriano, é a única do gênero, no Vale do Paraíba. Feita de pedra sobre pedra, com paredes de 1,50m de espessura, fica no centro do terreno, com um belíssimo adro cercado de grades de ferro.

       A Igreja fica do lado mais alto da rua, o que a coloca em destaque, parecendo proteger e abraçar a toda a cidade. Toda pintada de branco, torna-se mais bonita, imponente e calma, a nos transmitir uma suave paz. Sua porta principal, tornou-se a Porta Santa de Conservatória neste Ano Jubilar, depois que o santo padre em 24-12-1999 abriu a Porta Santa em Roma, os bispos, no dia 29-12-1999, estenderam-na, a todas as Igrejas particulares (Dioceses). Por essas portas passam os peregrinos que visitam as Igrejas para ganharem as indulgências. Elas indicam que no Ano Santo, a misericórdia de Deus está aberta para o perdão dos fiéis.

       Abrir uma porta significa abrir uma passagem. É a Igreja e o mundo passando pela porta que significa o Cristo Jesus; “Eu sou a porta por onde passam as ovelhas... Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo... eu vim para que as ovelhas tenham vida e vida em abundância. Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”. (João 10). A Porta Santa é que conduz a humanidade ao Pai, pelo Espírito santo. A Igreja-matriz de Conservatória, foi declarada indulgencial pelo Bispo Diocesano. Sua porta pintada de azul colonial (cor primitiva) tem ao centro de suas almofadas detalhes entalhados e pintados de dourado, diferentes um do outro, dando a ele um toque original.

       Muito alta e pesada, de madeira maciça, suas duas partes são movimentadas sobre enormes roldanas deslizando sobre trilhos. Entre suas almofadas há cravos (pregos) que dão um bonito acabamento.

 

O INTERIOR DA IGREJA-MATRIZ

       No interior da Igreja, o branco predomina e os detalhes e florões entalhados dos altares, pintados em ouro, tornam o ambiente de uma beleza singela. A nave central é bem grande e o imenso Presbitério abriga o Altar Mor, e quatro altares laterais onde se encontra a imagem do Cristo, esculpida por um um artista filho da terra.

       No teto do Presbitério, onde estão os altares laterais, há dois imensos e bonitos florões, saindo do centro de cada um compridas correntes que sustentam os dois lustres da igreja. Esses florões têm como motivo enormes abacaxis, ao estilo trazido dos Açores pelos portugueses.

       À direita do Presbitério, temos o Museu de Arte Sacra  com peças do Brasil Colônia e um nicho com a imagem antiga de Santo Antonio, e um relicário todo entalhado pelo artista Almiro Correa de Souza, encontra-se uma relíquia de Santo Antonio, vinda de Santo Antônio de Pádua, Itália. Essa relíquia consiste num fragmento do santo, ex-curtis, célula viva, embora inativa, do orante do evangelho. Foi recebida em Conservatória em uma belíssima festa do Padroeiro, em 13-06-1997, organizada pelo então pároco, Pe. Medoro de Oliveira Neto.

        À esquerda do Presbitério, fica a Capela do Santíssimo, onde o Corpo e o Sangue de Jesus encontram-se em tabernáculo (sacrário) silencioso, esperando a visita dos fiéis. Adornando o altar da Capela, bem no alto, ao centro, a linda imagem do Coração de jesus.

       Ao entrarmos na Igreja, à direita, encontra-se a escadaria que dá acesso ao amplo coro e aos sinos que nos avisam horários de missas, enterros, solenidades como Semana Santa, Festa de Santo Antônio e etc. À esquerda, temos o batistério com uma belíssima Pia Batismal esculpida em mármore Carrara. A Paróquia de Santo Antonio do Rio Bonito, tem várias capelas sob a sua “jurisdição”. São ao todo sete igrejas auxiliares.

“Este lugar é divino, gostoso de se morar; Tem Santo Antonio na Igreja para nos abençoar”  (Verso de Luiz Seabra e Oscar). Quero ressaltar ainda que, no terceiro domingo de cada mês, celebra-se, às 9horas, na Matriz, a Missa dos Seresteiros que envolve a todos, - como mencionei no início dessa matéria – principalmente os turistas  que têm oportunidade de apreciar e sentir o amor que deles emana, através das músicas cantadas durante a missa. Essa é uma igreja da Comunidade Católica onde se reflete e vive intensamente a Palavra de Deus.

 

OBSERVAÇÃO:

Registros obtidos em visita ao “Ateliê e Museu Conservatória na Arte do Fogo”, através de Maria Alvarina Toledo Andrade, artista e escritora que gentilmente nos recebeu em sua residência, onde tomamos um cafezinho, ao lado de seu esposo, João Andrade Junior, advogado, contador e também escritor. Adquiri dois livros dos escritores anfitriões “Conservatória na Arte do Fogo” e “O Menino Coragem” de Maria Alvarina e João Andrade respectivamente.

Fernando Mauro Ribeiro

 

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page