01 – É HORA DE CELEBRARMOS: 29 ANOS DO JORNAL NOVO TEMPO
Fernando Mauro Ribeiro
1 de set. de 2024
4 min de leitura
Atualizado: 12 de set. de 2024
Quero louvar, bendizer e agradecer a Deus pelos 29 anos do Jornal Novo Tempo. É impossível não pensar nos desafios que enfrentamos, mas também nas bênçãos que recebemos ao longo dessa trajetória. E vocês, queridos leitores, são os grandes responsáveis por essa realização; missão que Deus me confiou. Lembro que nunca estive sozinho nessa empreitada. Além do auxílio do Espírito Santo, tenho a colaboração de vocês que nos acompanha fielmente no dia a dia.
Deus nos concede os bens materiais necessários, mas, principalmente, os bens espirituais que somos incapazes de calcular e que colocamos a serviço de todos. Abraçamos o cachoeirense, com os quais caminhamos, Informamos, questionamos, reivindicamos, vibramos, criticamos e aplaudimos, comunicamos o amor de Cristo através de sua Palavra, que é viva e produz o seu efeito na vida de quem a recebe de coração aberto.
É setembro. É primavera. As flores se abrem para uma nova estação. Nessa época, apesar das constantes queimadas e a pouca chuva, - provocadas pela irresponsabilidade do homem - a natureza se encarrega da transformação da paisagem, para nós, avida floresce de forma especial e, é tempo de celebrar. Sim, porque a primavera está no ar, com promessas de alegria e vida nova.
O frio e a quietude, que levam à paciência e resignação no tempo de inverno são responsáveis pela explosão da vida que se renova. Primavera é convite a usufruir do esplendor da natureza, que se reveste de cores, aromas e trinados. O que ocorre na natureza influencia as pessoas. Aproveitemos esse tempo e permitamos que a renovação aconteça também em nossa vida. Abramos os olhos da alma e do corpo e estejamos mais em contato com elementos naturais: ar, água, sol, fogo, areia, terra, plantas. Que ao contemplar a beleza e a arquitetura da criação, nossa alma se expanda em louvores e gratidão.
Deus se nos revela de muitas formas. Assim sendo, podemos dizer que existe uma Bíblia, sempre atual, que pode ser lida e sentida por crianças e não letrados, pois é apresentada em cores, sabores, odores, texturas, movimentos e surpresas... e tem nova edição a cada dia – a NATUREZA!
A exuberância e a majestade do Universo confirma que Deus se revela no firmamento pontilhado de estrelas, no esplendor do amanhecer, na brisa e na tormenta, na vida que desabrocha e nas experiências humanas. É primavera! Sintamos o calor do sol, o frescor da brisa, da água, o vento. Usemos tecidos com estampas florais para toalhas, aventais, residência e pessoas.
Descubramos os benefícios das fragrâncias, das cores e das texturas, muitas delas citadas em livros bíblicos; as flagrâncias agem na parte afetiva, espiritual e física, despertando lembranças, sentimentos e atitudes. Com sua linguagem perfumada, possuem a propriedade de equilibrar, relaxar, integrar, purificar, curar as feridas da alma e do corpo, as dores da perda; dissipar a depressão, a tristeza, estimular a sabedoria, fortalecer a fé, levar à meditação e à sintonia com o divino.
Façamos exercícios que usam os cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar. Segundo pesquisadores, estimulam o desenvolvimento de conexões nervosas do cérebro, fortalecem as células cerebrais e melhoram a memória. Inventemos atividades e brincadeiras para serem feitas com os olhos fechados. As sensações táteis e olfativas ativam outras áreas do cérebro e ajudam a perceber o que não enxergamos.
Estamos encantados e gastando muito tempo com as novas invenções. Mas é preciso ter bom senso, discernimento e evitar a dependência digital. Deixemos um pouco de lado os eletrônicos.
Encontro-me em uma viagem de turismo a Conservatória – distrito de Valença, RJ. – cidade da música, de teatros e museus, de serestas e seresteiros; terra que exala cultura. Contemplo as flores (hibiscos) da Praça Getúlio Vargas, a Igreja, ouço canções, chorinhos, um chope com os amigos... E é óbvio que isso me estimula a escrever. Então, recorro-me à tecnologia para conversar com você, amados leitores, através desse Editorial, afinal: compromisso é coisa séria!
Dando sequência à nossa conversa; digo que: Pertencemos ao Deus que nos criou e foi revelado por Seu Filho amado, Jesus.“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”, é uma lei natural, um mandamento gravado em nosso interior. Que Deus e a família tenham lugar privilegiado em nossa mente e coração. Depois, os distantes, os desconhecidos.
Crianças merecem atenção especial, pois estão chegando por aqui e precisam antes conhecer e compreender o mundo real, ser despertadas para a família e conduzidas a Deus. Há pessoas aderindo a certas iniciativas: Cada dia priorizar os contatos com Deus, consigo mesma e com a família e comunidade. Horário de refeições é sagrado. O primeiro que pegar o celular, durante refeição em restaurante, paga a conta de todos. Passar um período do dia sem consultar o celular e a internet.
Não sejamos saturados de conhecimentos informações, tecnologias, e empobrecidos de humanidade, espiritualidade, sabedoria... Fique conosco, caminhe com o portalnovotempo.com.br e confira nossas notícias ao longo desse setembro primaveril em que celebramos 29 anos desse informativo. Obrigado pela companhia e boa Leitura!
Comments