Olá, vamos conversar mais um pouquinho, aqui, nas linhas desse Editorial. As dúvidas em relação a continuar ou não fazendo esse jornal, não dissiparam de tudo. Por enquanto, vamos caminhar mais alguns dias, porque a resposta, só Deus a tem e, Ele me dirá no momento oportuno, eu creio. E, se caminharemos mais alguns passos, que esses, sejam firmes, na certeza de que nosso propósito é continuar oferecendo a você, meu caro leitor, um conteúdo rico de informações acerca do município e região e, rico também em espiritualmente, para que você possa crescer na fé, na esperança, na confiança e na fidelidade a Deus.
Sempre foi nosso desejo, até mesmo porque, entendo, como um dever: cumprir a ordem de Jesus de anunciar o Evangelho através dos meios de comunicação. Na medida do possível, é o que fazemos no dia a dia, noticiando os eventos de nossa Igreja-matriz, a agenda da Paróquia, Orações, a vida dos Santos, mensagens de nosso Papa, as homilias de nosso pároco, nas celebrações dominicais.
Se perguntássemos para o pássaro por que não se preocupa com nada além do essencial, o que nos responderia? Certamente nos diria: O que faz minha melodia em você? Eis, pois, a resposta. E ainda mais, se fôssemos à fonte e lhe pedíssemos para parar de jorrar sem cessar a água? Nem resposta nos daria, pois conhece nossa necessidade de sua presença em nossa vida.
Espero não cansar você, mas, se ainda perguntássemos para Deus, por que continua a nos dar um Ano Novo a cada ano que termina? Então, Deus, me mandaria parar um pouco com minhas correrias e com o absolutismo de minha razão, para prestar um pouco mais de atenção na grandeza das coisas pequenas: do sol que se levanta todos os dias e somente quer nos oferecer sua luz; do pássaro que canta só porque quer nos brindar com sua melodia e nos mostrar que há belezas escondidas entre nós; da água da fonte que simplesmente se apresenta e se dá a nós com amor, límpida, sem rugas, sem manchas. E Deus nos contemplaria com seu olhar divino e nos diria: Você é minha imagem e semelhança, mas ainda tão distante dessa verdade...
O Ano Novo deve nos fazer desfranzir a testa e olhar com mais profundidade e singeleza do futuro que se desponta ante nossos olhos. Planejamos trabalhar e aumentar o capital, e pouco ou nada deixamos para o conviver aqui e ali, sem nada buscar de interesses ou de ocasião para lucrar.
É interessante, importante, indispensável pensar na gratuidade do amar, como o próprio Deus que nos faz descansar à sombra de suas “asas divinas”. Deus nos dá, no novo ano, mais uma bela e aconchegante oportunidade de mudança, de reencontro, de avanço, de novo crescimento na convivência humana.
Me diga: Como foram as festas de fim de ano? Iniciando um novo ano, muita gente contempla o futuro como, uma oportunidade de fazer mudanças na vida, nos seus planejamentos, nas suas atividades, em seus objetivos. É bem verdade que, muitos propósitos desnecessários são estabelecidos e, poucos dias depois, abandonamos; porém, alguns propósitos genuínos podem ser mantidos:
1 - Quantas vezes você desejou um Feliz Ano Novo? Esse desejo tem que ser alimentado todos os dias: conservar a alegria em seu coração! Não podemos cair nos contos de fábulas, precisamos crer no poder da Palavra de Deus e sermos felizes, de fato, com toda a nossa alma, com todo o nosso ser. Ser feliz é uma questão de escolha, de decisão! É crer na Palavra de Deus que diz: “A alegria do Senhor é a nossa força”. (Ne 8,10). Renove esse desejo de Feliz Ano Novo, todos os dias”.
2 - Saúde, Paz e Prosperidade! Viver na bênção de Deus, perseverando na graça. Uma pequena oração do Antigo Testamento poderá nos ajudar: “Ó Deus, abençoa-me e alargue as minhas fronteiras; que esteja comigo a Tua Mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha a aflição” (I Crônicas 1, 4,10). Todos os dias peça que Deus renove as bênçãos em sua vida e nunca deixe de viver os planos de Deus.
3 - Que seus sonhos se realizem. Quantos propósitos fizemos no final do ano passado? É hora de executar! Mas a longo, médio e curto prazos. O que podemos realizar neste mês de janeiro? Não deixe para depois do carnaval o início de seus sonhos. Reze assim: “Senhor, dai-me coragem diante das coisas que posso mudar hoje, paciência diante das coisas que não dependem de mim e sabedoria para distinguir uma coisa da outra”. Digamos com Santo Expedito: “Hodie” (Hoje) e digamos não ao “Cras” (amanhã) de Satanás.
4 - Abra seu coração à misericórdia do Senhor, que se renova a cada dia. Não crie barreiras, mas seja livre no amor! Clame o Espírito Santo que lança fora todo medo e nos faz verdadeiramente livres. (2 Cor 3,17). Deixe as coisas velhas para trás e viva o Novo Tempo que Deus está nos ofertando.
Não sabemos o que nos espera, mas podemos fazer nossos planos, pois temos certeza do amor de Deus por nós, da água da fonte, do canto dos pássaros, da presença amiga das pessoas. O bem virá, mesmo que não seja da forma como nós esperamos, mas como Deus dispõe. E jamais nos esqueçamos de agradecer, de louvar, de bendizer o Senhor, nosso Deus.
Viva com alegria seu Novo Ano. Caminhemos juntos... e boa leitura!
Comments