01 - EDITORIAL: VIVEMOS SOB O SIGNO DA PRESSA
- Fernando Mauro Ribeiro
- 1 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de jul. de 2024
Querido leitor, como é bom ser acolhido por você em sua casa, por meio do jornal Noto Tempo. Assim eu iniciava o Editorial de uma edição desse informativo em julho de 1996, quando ele era impresso e chegava à sua casa pelos Correios. De lá para cá, as coisas mudaram bastante. O jornal tornou-se um Portal de Notícias online, podemos nos conectar todo dia; caminhamos juntos durante 30 dias, quando a cada mês nos unimos como uma grande família com mensagens de fé e esperança e com informação.
O Portal Novo tempo é uma das formas de a mensagem de amor do Pai chegar a cada filho; de comunicar o amor de Cristo, de informar sobre a Paróquia São Sebastião, de anunciar a Palavra, de falar da mãe-terra; de se saber do cachoeirense, dos amigos, das festas; através dos fatos e fotos. Falamos de tudo um pouquinho e, às vezes, tenho a sensação de ter deixado para trás algum aspecto importante. E quando isso ocorre realmente, não é por conveniência, creia nisso; mas porque vivemos sob o signo da pressa e da velocidade que nos marca e castiga, roubando-nos a serenidade e até mesmo a alegria de viver. De sorrir.
E é triste essa constatação porque uma das coisas mais bonitas que o ser humano pode fazer, que não custa dinheiro, não se encontra em lojas e nem pode ser estocado, é o sorriso. O olhar de quem sabe sorrir é diferente. Chega a brilhar. Mas, afogados em tarefas e compromissos, corremos contra o tempo e contra o relógio.
De rosto esbaforido e semblante tenso, quase todo mundo. Com jeito de quem persegue o ônibus que já vai deixando a rodoviária, no corre-corre dos aeroportos ou se precipita rumo ao avião na pista, já com as turbinas ligadas. Tão vertiginoso nosso século. Os acontecimentos se atropelam céleres, sucessivos, escorrendo por nossas mãos, escapando do nosso controle.
Resvalam os fatos, ou somos nós que resvalamos por eles? Inúmeras pessoas desabafam:
- Quando eu me aposentar, vou rezar mais, dando mais tempo e atenção à vida espiritual.
- De momento, nessa locomotiva maluca do cotidiano, mal consigo sobreviver.
- Sem tempo nem espaço para ler um livro, para refletir a Bíblia, para de rezar.
“Os seres humanos são vazios se não forem como janelas ou claraboias abertas para Deus” – escreveu Exupery. A gente se esvazia à medida que se afasta de Deus, dos valores religiosos e espirituais.
Todo ser humano tem uma tarefa a desempenhar, um destino a cumprir, uma vocação a viver. Vocação esbanjada, existência estragada. Vocação acertada, futuro feliz. Sem oração e silêncio, perdemos substância, densidade, alegria de viver. No ruído, na superficialidade, na dispersão perturba-se o mais bem-intencionado cristão.
Os sábios encontram tempo e motivação para ler, para meditar a Bíblia, Palavra viva de Deus, os santos mergulham no silencio da prece e da contemplação, porque enraizados em Deus, no Evangelho. Jesus, nosso perene referencial, buscava a solidão da montanha para encontrar-se com o Pai, para buscar a intimidade de Deus, para orar.
Olho à minha volta e constato entristecido: há muitos cidadãos novos, modernos, caídos por aí, estonteados e feridos pela rapidez dos fatos e acontecimentos. Devorados pela vertigem da vida. É hora de balbuciar coletivamente: São Vito, patrono dos nervosos e agitados, dos neuróticos e apressados, rogai por nós”.
Senhor, ensina-nos a rezar... porque já descobrimos que orar é fundamental.
O estimado leitor verá nessa edição: As colunas fixas como, “Uma janela para a Música”, “Os melhores jogadores do Brasil de todos os tempos” e na Coluna “Quero mais Saúde” que O uso de maconha aumenta o risco de doenças cardíacas: “Pesquisa mostra relação entre princípio ativo da droga e inflamação de células”.
O estimado leitor encontrará ainda bons artigos sobre: O Dia do Rock; Dia do Cantor; Dia do Futebol; Dia do Amigo; Dia da Caridade, Dia dos Avós; as notícias da Paróquia São Sebastião e, claro, sobre as Eleições Municipais.
Fique conosco, acesse, divulgue e vá virando as páginas desse jornal eletrônico que é feito para você. Boa leitura!
O Editor.

Comments