top of page

01 - EDITORIAL: EXPECTATIVAS SEMPRE MACHUCAM...

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 1 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura

Oi gente! Olá, amigos leitores. Olá Cachoeira Alegre! Salve, salve! Estou de volta! Talvez, o leitor mais desatento deva estar confuso. Quem sabe, esteja ele se perguntando: já é dezembro? Já é natal. E o réveillon? Haverá queima de fogos em Cachoeira? Qual será a programação?

De fato, como disse o saudoso Cazuza: O tempo não para! “Eu vejo o futuro repetir o passado / Eu vejo um museu de grandes novidades... O tempo não para. / Não para, não, não para”!

       Já o poeta baiano – Gilberto Gil – diz: “Tempo rei, ó tempo rei, ó tempo rei / Transformai as velhas formas do viver / Ensinai-me, ó Pai, o que eu ainda não sei / Mãe Senhora do Perpétuo socorrei...”

       Outro baiano arretado, - Caetano Veloso – fala que o tempo é tambor de todos os ritmos: “És um senhor tão bonito / Quanto a cara do meu filho / Tempo, Tempo, Tempo, Tempo / Vou te fazer um pedido / Tempo, Tempo, Tempo / Compositor de destinos / Tambor de todos os ritmos / Tempo, Tempo, Tempo, Tempo, / Entro num acordo contigo ...”

     Pois bem, para essas perguntas, eu digo: Sim, já é dezembro. O natal será mesmo da noite de 24 para o dia 25 e acontecerá de quarta, para quinta-feira. O réveillon é também como nos anos anteriores, do dia 31 de dezembro para o primeiro dia de janeiro. Se não me acreditas, confira lá no calendário. Quanto à queima de fogos e os festejos, lhes direi daqui a alguns dias.

   “A voz do anjo sussurrou nos meus ouvidos, eu não duvido, já escuto seus sinais, de que virás na noite de uma quarta-feira e eu te anuncio nos sinos das catedrais”. Os sinos da Igreja-matriz em Cachoeira, badalam a convidar os fiéis para a Novena de Natal... 

   As vitrines já ostentam os símbolos natalinos, as guirlandas já decoram as sacadas e portas das casas de muitos lares, as ruas, praças e jardins, árvores, monumentos, prédios públicos já receberam iluminação especial, na praça João Pinheiro a casa do Papai Noel está quase pronta, o trenó está à sua espera, o imponente e aristocrático prédio do Grande Hotel está iluminado para a apresentação da Cantata de Natal, as crianças já redigiram sua cartinha ao Papai Noel... aqui em Cachoeira, ainda que de forma tímida, já se vê algumas casas com decoração natalina. Na residência dos Ribeiro, o presépio deve ser montado na Capela e a Barraca da Piscina e o jardim receberá as guirlandas, bolas coloridas, luzes a piscarem, sinalizando que há 2025 anos atrás, uma estrela brilhou mostrando o caminho e em todo seu esplendor as vozes ecoaram num canto de júbilo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ELE amados”!

    Programamos a Festa da Virada, o Revéillon para nossa casa, em Cachoeira, e me confesso um tanto apreensivo com o estado de saúde de alguns membros da família e a internação de minha irmã – Conceição – no HSP. Mas, Deus cuida de tudo!

   Quero ainda lembrá-lo, que nos artigos desta edição, você vai encontrar muitas reflexões acerca desta grande festa religiosa, que é o Natal de N. S. Jesus Cristo, porque nós, do Portal novo tempo, entendemos o natal como tempo de renovação e esperança e é também, além de compromisso, um desejo nosso de ajudar nossa gente, nossos leitores, nosso Brasil a se tornar cada vez mais cristão

  A sociedade, de maneira geral, aproveitando da tradição de troca de presente entre as pessoas, numa imitação dos reis Magos, transformou o natal em um grande momento de consumo exagerado, desvirtuando seu verdadeiro sentido. Por isso, devemos ser críticos em relação aos apelos comerciais, para vivermos profundamente esse momento histórico que mudou os rumos da humanidade e da história de cada um de nós.

       É muito bom dar e receber presentes, mas o importante é ser presença na vida das pessoas que amamos. Quero dizer ainda, - como Shakespeare dizia – para concluir esse editorial: “Eu sempre me sinto feliz, sabe por que?

Porque eu não espero nada de ninguém, expectativas sempre machucam... a vida é curta, então ame a sua vida, seja feliz... e mantenha sempre um sorriso no rosto. Viva a vida para você e antes de falar, escute. Antes de escrever, pense. Antes de gastar, ganhe. Antes de rezar, perdoe. Ates de magoar, sinta. Antes de odiar, ame. Antes de desistir, tente. Antes de morrer, viva”!!! Que o último mês de 2018, seja seu melhor mês do ano.

Continue conosco e uma Boa Leitura!

O Editor.

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page