top of page

01 - ANO NOVO: SORRISO COM JEITO DE ALVORADA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 1 de jan. de 2023
  • 3 min de leitura

Cada ano é uma dádiva que Deus nos concede. É como uma página em branco, onde podemos reescrever a nossa história para acertar o que estava errado e melhorar o que já estava bom. Enfrentamos a pandemia – estamos vencendo-a – precisamos renovar as esperanças, fazer novos planos, traçar novas metas em todas as áreas de nossa vida. Com certeza, Deus nos reserva muitas graças e nos quer felizes, mas pelo livre arbítrio que nos concedeu, tudo dependerá do nosso esforço pessoal e disciplina.

Ano novo é sempre um passo à frente na difícil arte de recomeçar. Primeira página de um livro inédito, primeiro degrau inicial de uma longa escada a ser percorrida. Sorriso com jeito de alvorada e sabor de infância, de renascimento, de libertação.

Ano velho lembra o sol em declínio, traz cansaço embutido nos ombros, na alma. Cortina que se fecha, acenando adeus e apagar de velas.

Ano novo. Graça e bênção, dom e dádiva, luz no horizonte, esperança florindo caminhos. Mais um punhado de trabalhos e responsabilidades por assumir.

Janeiro, uma vez mais, na agenda de todos nós. Porto de largada, navio que se reabastece para seguir em frente, de velas enfumadas ao sol da travessia, num mar a perder de vista, misterioso, imprevisível.

Dezembro na esquina do ontem. Janeiro, aqui e agora, jogando-nos a mochila às costas, pedindo coragem e determinação. Irmãos à nossa espera. Lágrima a enxugar. Sorrisos-favores a distribuir.

Para iniciar 2023 com sabedoria cristã, anote em sua agenda pessoal e comunitária, algo que li, já há algum tempo, numa revista católica, cujo autor é Pe. Roque Schneider:

- Preserve incólume a primazia dos valores espirituais, valorizando ao máximo as pequenas coisas de cada dia.

- Vibre, jubiloso, com o sucesso alheio, sem jamais deixar-se abater pelos ventos do pessimismo, da diversidade, do desamor.

- Plante diariamente as flores da alegria, do otimismo, da amizade e do bem-querer no canteiro de muitas almas, realimentando a cada volta do caminho a chama do idealismo, do seu projeto apostólico, missionário.

- Continue acreditando na eficácia redentora de seu ofertório-vida pela causa do Reino, buscando ser compreensivo, humilde, paciente e generoso com os que têm ideias diferentes das suas.

- Dê o melhor de si mesmo, mas sempre ancorado e confiante na força que vem do alto. Com Deus nós temos tudo. Sem Deus não somos nada.

- Vença o orgulho, a indiferença, o ceticismo e a omissão, não capitulando jamais perante os problemas e as críticas eventuais. A fé, concretizada em obras, desloca montanhas, refaz o universo a partir de seus alicerces.

- Não seja bondoso, afável e serviçal apenas com seus amigos, familiares, parentes e conhecidos. A bondade consiste, muitas vezes, em estimar e amar as pessoas mais do que elas talvez mereçam. Ser misericordioso é ir além da justiça, da boa educação.

- Ao menos uma vez ao dia, levante os olhos para o alto, bebendo estrelas, encharcando-se da imensidão do infinito. Quando o terra-a-terra nos escraviza e acorrenta, nosso coração se esvazia, empobrece e definha.

- Não passe a vida inteira olhando para trás. Esqueça o ontem, Jesus já o encampou em seu perdão infinito. O passado já era. Viva o hoje intensamente, como engenheiro do Reino em construção. Quem não vive para servir, não serve para viver.

- Início do ano. Compromisso que se renova, desafio que se planta, tarefa existencial que nos cabe assumir. Com fé e galhardia, entusiasmo e motivação. Na alegria e gratidão do apóstolo que se engaja porque ainda espera e acredita.

No passado estão as bases, as raízes, as lições. No horizonte do amanhã está plantada a bandeira da esperança. Inicio, pois esse ano, propondo a você, amado leitor que, reflita e renove a sua vida, se reinvente e encha seu coração de gratidão. Agradeço-lhe pela companhia e convido-o a caminhar com a família Novo Tempo, ao longo de 2023. Fique conosco e Boa leitura!

O Editor

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page