01 - A ORAÇÃO É VIGOR, É LUZ, É CORAGEM. A ORAÇÃO É A PRÓPRIA VIDA: É VITAL
Fernando Mauro Ribeiro
1 de ago. de 2024
4 min de leitura
A ORAÇÃO É VIGOR, É LUZ, É CORAGEM. A ORAÇÃO É A PRÓPRIA VIDA, ELA É COMO A RESPIRAÇÃO: VITAL
No mês de agosto, a Igreja reflete sobre as vocações e a vocação cristã é comum a todos os batizados. Ela se realiza no casamento, no sacerdócio, na vida religiosa ou leiga, não existe vocação sem oração e você pode acompanhar através das páginas desse jornal eletrônico que fazemos para você, com muito carinho, um pouquinho sobre cada vocação. Apresento-vos também a história de persistência de Santa Mônica e Santo Agostinho. Paciência e lágrimas de uma mãe que, por 20 anos, rezou pela conversão de sua família, em particular de seu filho Agostinho.
Muitas vezes, filhos e filhas, somos como Agostinho. Demoramos para ouvir os apelos de Deus, e queira Ele, com a intercessão de Nossa Senhora, que realmente quando nos encontrarmos tenhamos uma conversão como a de Santo Agostinho. Quem dera se nós deixássemos nos encontra com Deus! E a cada momento Ele tenta nos encontrar. Mas nós, na maioria das vezes, nos esquivamos.
Quem verdadeira ama, reza. Quem verdadeiramente reza, ama. “A oração é vigor, é luz, é coragem. A oração é a própria vida, ela é como a respiração: vital”, nos diz o Papa Francisco, que você pode conferir na matéria “Orar com Amor e confiança”. Mas, para nos colocarmos diante de Deus é preciso silenciar o nosso interior.
Assim, meditaremos a Assunção de Maria, as celebrações marianas, a espiritualidade do dogma mariano da Assunção; quando Maria foi “assumida” no céu de corpo e alma; no artigo “Assunção de Maria e nossa volta a Deus”. Tenho um carinho todo especial por Maria. Maria! A Mãe de Deus, a Virgem das virgens, Espelho da Justiça, Consoladora dos Aflitos, Porta do Céu, Estrela da Manhã.
Maria! Quanta variedade, beleza e perfeição contidas nesse Nome! Diante d’Ela, a corte celeste se inclina, a Terra se rejubila e o inferno estremece. Abaixo da Pessoa Divina de Jesus Cristo, Homem-Deus, nada existe na ordem do criado ou do possível, que a Ela possa se assemelhar. E nesse mês, quando celebramos sua Assunção, queremos também proclamar:
“Ó Rainha e Mãe nossa, obra-prima do Criador e píncaro da ordem do universo! Não foi apenas a Santíssima Trindade quem Se beneficiou com sua criação. Nós também, Senhora, desejamos Vos reconhecer como Imperatriz cheia de grandeza e majestade, mas também como Mãe perfeitíssima, transbordante de compaixão e misericórdia, que jamais deixais de atender as súplicas de vossos filhos, e a eles prometestes vosso Reino sobre a Terra, quando anunciastes em Fátima: Por fim, meu Imaculado coração triunfará.
Nesse mês, o país inteiro comemora o Dia dos Pais. Falaremos, ao longo desse mês, dessa figura paterna tão amada, e às vezes ignorada, esquecida, quando devemos nos ater para o seguinte: o Dia dos Pais é, antes de tudo, um dia para amar. E nós queremos desejar um feliz Dia dos Pais e que Deus, por intercessão de São José, proteja e fortaleça todos os pais.
Você terá também nessa edição, matéria relativa ao pleito de outubro, quando estaremos informando sobre as eleições municipais, lembrando aos eleitores e eleitos que o voto depositado na urna exige um compromisso com a consolidação da democracia. Os eleitos são chamados a concretizar a mística do serviço, na esperança e na perseverança, construindo, construindo um mandato coletivo, em busca do bem comum, com a garantia de continuar os projetos positivos da administração anterior. Os eleitores são convidados a acompanhar, “fiscalizar” os eleitos no cumprimento de sua missão e valorizar os que atuam com critérios éticos.
Por certo, falaremos também sobre: 04 – Dia do Padre; 05 – Dia Nacional da Saúde; 11 - Dia da Televisão, Dia do Estudante, Dia da Pintura, Dia Consciência a Negra; Dia do Garçon; 12 – Dia Nacional das Artes, Dia Internacional da Juventude; 14 – Dia do Protesto; 17 – Dia do Patrimônio Histórico; 19 – Dia Mundial do Fotógrafo, Dia da Fotografia, Dia do Ator, Dia do Historiador; 22 – Dia do Folclore, Dia do supervisor educacional; 23 – Dia dos Artistas; 25 – Dia do Soldado; 26 – Dia do Catequista; 27 – Dia do Psicólogo.
Em nossas Colunas fixas, você poderá se deliciar com: PELOS CAMINHOS DA MÚSICA: UMA JANELA PARA O SERTÃO. Nessa coluna, em edições anteriores, abordamos duas belíssimas canções que falam do amor: “Flor do Cafezal” e “Viola Quebrada”. E já que estamos falando de amor em poesia, ou em poesia de amor caipira, após visitarmos Carlos Paraná e Mário de Andrade, vamos caminhar pela mais pura cultura popular, aquela que nasce das ruas, que vai se eternizando nas falas, de boca em boca, afinada com os tempos, que ninguém sabe de onde veio mas sabe muito bem para onde vai: pra dentro do peito, falando coisas que só o coração entende. É o caso de “Caboco”, que a gente canta a tantos e tantos anos, aqui e acolá, sem nunca saber quem teve a felicidade de escrever versos tão tocantes: OS MELHORES JOGADORES BRASILEIROS DE TODOS OS TEMPOS, e “QUERO MAIS SAÚDE”.
Obrigado por estar ao nosso lado e fazer parte fundamental de nossa missão que é, a comunicação, evangelização, informação, entretenimento... Nessa parceria que estará completando 30 anos em setembro próximo, confesso que, sua fidelidade nos estimula e sua amizade é nossa alegria. Boa Leitura!
コメント