01 - A MELHOR MANEIRA DE VALORIZAR O PASSADO É DAR RESPOSTAS AO FUTURO DIA MUNDIAL DA PESSOA IDOSA
Fernando Mauro Ribeiro
1 de out. de 2023
1 min de leitura
Primeiro de outubro é o Dia Internacional da Pessoa Idosa. É importante ressaltar sempre que as pessoas idosas têm um papel importante em todas as sociedades. Eles são líderes, trabalhadores, aposentados, detentores de sabedoria, avós, cuidadores e também voluntários.
A proporção e o número de pessoas idosas crescem rapidamente em todo o mundo. Só nas últimas três décadas, dobrou. As projeções indicam que 2050, a população mundial de pessoas com mais de 60 anos chegará a um total de dois bilhões, o que significa uma importante mudança no perfil demográfico do mundo.
Com o aumento da população idosa, multiplicam-se os desafios como o acesso à educação, desfrutar de uma boa longevidade e saúde física e mental, participação ativa das pessoas idosas na sociedade, além do combate ao abuso, à negligência, à violência e maus tratos, à falta de respeito e discriminação.
Em algumas paróquias há a Pastoral da Pessoa Idosa. Na paróquia de São Sebastião de Cachoeira Alegre, – que vem lutando pelos direitos e bem-estar das pessoas idosas - ainda não se criou essa pastoral. Dom José Antônio Peruzzo, presidente da PPI, sempre nos lembra que “somos uma pastoral cuja história tem pouco mais de dez anos, e quão preciosos foram nossos aprendizados neste pouco tempo! Entre as nossas lideranças e voluntários já se percebeu que a melhor maneira de valorizar o passado é dar respostas ao futuro”.
Em seu exemplo diário, os líderes da PPI querem se aproximar da pessoa idosa, daqueles idosos mais necessitados, daqueles menos lembrados e assistidos, movidos por aquelas inspirações que nos aproximam do Bom Pastor.
Comentários