30 - DIA DA SOGRA
- Fernando Mauro Ribeiro
- 30 de abr.
- 2 min de leitura
Vamos concluir essa edição, falando um pouco do Dia da Sogra. A data é celebrada no dia 28, mas não poderia deixar passar despercebido uma data tão significativa, por isso, o registro vai nesse dia 30.
Quando garotinho, ouvia dizer: “Feliz foi Adão que não teve sogra”! Minha mente de criança não entendia essa afirmativa. Depois, com o tempo, fui entender que, nada mais era uma implicância, uma provocação que se fazia com as sogras. Mas não achei nada justa e nem simpática essa situação.
Talvez eu não seja a pessoa mais indicada para falar sobre o assunto, já que não conheci nenhuma de minhas duas sogras. Dizem que foram pessoas boníssimas. Gostaria de tê-las conhecido. Creio que eu as amaria como se ama a uma mãe. Porque, sendo mãe de minha esposa – metade de mim – é também minha mãe. Contudo, não as conheci e para muita gente é um assunto um tanto controverso. E você, leitor? Como é o seu relacionamento com sua sogra?
SOGRAS têm um dia próprio, comemorado no dia 28 de abril, no Brasil. A origem da data, porém, recebe várias histórias e muitas misturam uma homenagem a ‘segunda mãe’ a piadas com a figura da mãe do marido ou da esposa. Confira algumas dessas histórias que o Viver Bem separou.
SOGRAS SALVAM OS GENROS E NORAS
Outra teoria da criação da data volta à 1958, durante o mandato do presidente Juscelino Kubitschek. Segundo a história, teria sido ele o criador da celebração, quando os servidores federais enfrentavam atrasos nos pagamentos dos salários.
Quando o salário não vinha, quem salvava a família economicamente? A sogra! A data foi criada na época em que esses atrasos mais aconteciam, para homenagear essa pessoa fundamental na família.
SOGRAS E ANIMAIS
Reza a lenda que o dia da sogra foi baseado em uma história não tão boa. Em 1957, um britânico que trabalhava como industrial no Brasil queria ter um zoológico em casa e gostaria de incluir na coleção de animais uma cobra sucuri. Ele conseguiu levar o animal para a casa, porém não conseguia pronunciar o nome correto do bicho, portanto chamava a cobra de “sogra”.
Cinco anos depois, em um café da manhã especial, o presidente do Brasil na época, Jânio Quadros, convidou os funcionários e disse que poderiam levar as esposas e sogras. Confuso, o funcionário levou a sua esposa e a cobra! A data, que foi no dia 28 de abril, ficou conhecida como o Dia da Sogra.
Fernando Mauro Ribeiro







Comentários