23 – DIA DOS ARTISTAS – A MAIOR VIOLA DO MUNDO MONUMENTO ERGUIDO EM HOMENAGEM A UM CACHOEIRENSE
Fernando Mauro Ribeiro
23 de ago.
4 min de leitura
Atualizado: 26 de ago.
No último dia 25 de julho recebi da amiga Giani Carla, um convite e um pedido para que eu gravasse um vídeo para a divulgação das comemorações do VI Aniversário do imponente Monumento “A maior viola caipira do mundo”. Impossibilitado de comparecer, gravei a seguinte mensagem:
“Falar de Giani Carla é simples, é fácil porque os seus feitos saltam aos nossos olhos. ‘Viola, minha viola’ era o título de um programa de TV apresentado por Enezita Barroso, que marcou época. Quantos artistas passaram por lá.
Nós, muriaeenses, podemos dizer: Viola, nossa viola’, pois temos aqui, a maior viola caipira do mundo. Uma iniciativa dessa mulher talentosa, sonhadora e empreendedora que nos brindou com esse espaço cultural.
Estamos diante de um marco histórico, onde se promove eventos memoráveis, transformando nossa terra numa rica região de pertencimento, de raízes.
São seis anos de glória e Boa Família é a guardiã de parte de nossa história da música, essa janela que se abre para os artistas, os amantes da arte.
Parabéns Giani. Parabéns também aos colaboradores que tornaram esse sonho realidade”.
Pensando nisso, decidi publicar aqui uma matéria que fora veiculada aqui, em julho de 2019, quando da inauguração do monumento. Nas minhas andanças, falo sempre aos amigos desse importante monumento.
Muitos se surpreendem e, percebi que, pessoas tão próximas, aqui da região, nunca visitaram o local e há quem desconheça totalmente o monumento. Será que vale a pena ler de novo?
MAIOR VIOLA DO MUNDO. UMA HOMENAGEM AO CACHOEIRENSE JOSÉ OLAVO
Nesse sábado, 24 de julho de 2019, estive no Rancho dos Aguiar Braga, em Boa Família, onde fui recebido pela talentosa radialista Giani Carla, a voz feminina que é destaque na comunicação como narradora de Rodeios, apresentadora de Shows, MC, Mestre de Cerimônia e referência como radialista nas Rádios do interior da Zona da Mata Mineira e região.
Giani me apresenta seu Rancho, que evidencia suas raízes, no bom gosto da decoração, fica explícita sua paixão pela música, fala com entusiasmo do seu projeto, descreve com detalhes toda a trajetória e a conclusão desse monumento que é orgulho de todos nós e, que culminou com a realização de um grande evento a pouco mais de um mês, em 19 de julho de 2019, como divulgamos aqui na ocasião.
Dizem que “sonho que se sonha só, é só um sonho. Mas, sonho que se sonha junto é realidade”.
Conhecedora que é do caminho das pedras, a comunicadora e autora do projeto, sonhou e convidou uma turma de “loucos” para sonhar com ela, como sugere a placa, fixada próxima ao monumento, em que grava o nome de todos os colaboradores.
Na referida placa, lê-se: “Precisa-se de loucos, de loucos uns pelos outros, que em seus surtos de loucura, tenham habilidades para agir como facilitadores de um mundo melhor. Que olhem a ética, o respeito ao próximo e a responsabilidade social como compromissos com o universo”.
O projeto social UMA COISA PUXA A OUTRA é idealizado por Giani
Carla Aguiar Braga, traz A MAIOR VIOLA DO MUNDO em homenagem ao saudoso violeiro José Quirino de Lorena Filho (José Olavo) medindo 6 metros de altura e 2 metros e 10 de largura, 0,60 cm de espessura.
Muito próximo de Muriaé, o distrito de Boa Família tem cerca de 2.500 habitantes. Um povo acolhedor recebe os visitantes na bucólica Praça da Matriz e aponta com orgulho para o monumento erguido. Uma escultura feita em aço carbono, que pesa 500 Kg e que vem atraindo muita gente para admirá-la.
Nesse sábado, por exemplo, me encontrei com o jornalista Flávio Vitareli, consultor da Empresa Atalho, consultor do SEBRAE da área de turismo, diretor da Rádio Muriqui da cidade de Arapongas, que visitava o monumento e, com quem conversei por algum tempo.
O jornalista desejava saber dentre outras coisas, sobre o homenageado, o cachoeirense, conterrâneo José Olavo, de quem pude fornecer as informações, já que tínhamos uma estreita relação de amizade.
Além de conterrâneo, o José Olavo era amigo, parceiro de canções e em algumas de suas apresentações dividiu o palco comigo para interpretar a canção que escrevemos em homenagem a querida Cachoeira Alegre.
O monumento que entrará para o livro dos recordes como a MAIOR VIOLA DO MUNDO, é um atrativo e sua idealizadora deseja transformar o distrito de Boa Família na Capital da Viola, promovendo eventos culturais, atraindo turistas, trazendo divisas para a Comunidade e região. Vá conhecer o monumento, adquira sua mesa e curta o show de Gilson Vieira, em 12 de outubro. Veja:
No dia 12 de outubro, estará se apresentando nesse local o cantor e compositor GILSON VIEIRA & BANDA, para um grande show. O cantor, compositor e produtor musical potiguar é conhecido dos amantes da MPB, é intérprete de “Casinha Branca”. Você se lembra da canção?
“Eu queria ter na vida simplesmente, um lugar de mato verde, pra plantar e pra colher. Ter uma casinha branca de varanda, um quintal e uma janela, para ver o sol nascer...” O artista é autor de outas belas canções que foram temas de novelas globais e que foram gravados por grandes nomes como: José Augusto; Só Pra Contrariar; Adriana, Wanderleia, Maria Bethânia, Emílio Santiago, Joana, Sandy & Júnior, Wando, Crystian & Ralf; Gian & Geovane; João Mineiro & Marciano e outros.
Realmente é uma homenagem merecida.