top of page

21 - DIA NACIONAL DO ATLETA E O MUNDO DA BOLA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 20 de dez. de 2024
  • 4 min de leitura

"Os esportes não proporcionam apenas benefícios físicos, mas constituem também importante fator de nivelamento e de aproximação entre grupos sociais diversos! Parabéns pelo seu dia!"

"A camaradagem esportiva é incompatível com preconceitos de qualquer natureza, seja racial, religiosa ou social".

O Dia Nacional do Atleta, ou simplesmente Dia do Atleta, é comemorado em 21 de dezembro.

A data celebra o esforço das pessoas que se dedicam ao esporte, seja por hobbie ou para manter uma boa qualidade de vida. Um atleta pode ser também àquele que pratica o atletismo, um grupo de modalidades que pertencem aos Jogos Olímpicos, como a corrida, o salto com vara, arremesso de pesos, ginástica artística e etc.

Os primeiros atletas surgiram há muitos séculos, na antiga Grécia e Roma. Os Jogos Olímpicos, uma série de competições de jogos e esportes, que acontece de quatro em quatro anos, reúnem os melhores atletas do mundo, que competem por medalhes de ouro, prata e bronze.

O Brasil sediou pela primeira vez os Jogos Olímpicos de Verão em 2016, na cidade do Rio de Janeiro. Eu estava aqui, no Parque Olímpico, - próximo ao apartamento onde ora me encontro - visitei e assisti a competições na Arena do Futuro. Estive no Porto Maravilha, no Boulevard Olímpico onde vi a tocha olímpica... aliás, todos os que lá estiveram, torceram, vibraram e se emocionaram com as conquistas dos nossos atletas e, essas lembranças ficarão para sempre.

Origem do Dia do Atleta

Quem decretou o dia 21 de dezembro como sendo o Dia Nacional do Atleta, foi o ex-presidente do Brasil Jânio Quadros, através do decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961.

Ainda existem vários outros dias dedicados às pessoas que praticam esportes, como: o Dia do Atleta Olímpico (23 de junho); o Dia do Atleta Profissional (em 10 de fevereiro); e o Dia Nacional do Atleta Paraolímpico (em 22 de setembro).

Muito próximo do final do ano, os clubes liberaram seus atletas para o período de férias e agora é hora de futevôlei nas areias da orla do Rio de Janeiro. Ontem estive nas praias de Copacabana e Ipanema, na zona sul carioca e, era grande o número de banhistas. Apesar de os termômetros não registrarem temperatura tão elevada, o calor é grande e faz o carioca procurar as praias do litoral para se refrescar.

À tarde, quando retornava de uma visita ao shopping Metropolitano em Jacarepaguá, nuvens escuras anunciavam que a chuva não demoraria a cair. E ela caiu de fato, causando transtornos para os moradores do Leblon, Flamengo, Rocinha e outros bairros. A Linha Amarela ficou interditada nos dois sentidos, em razão da queda de uma árvore, é o que vi nos telejornais matutinos. Hoje tem início o verão e a previsão é de chuva também.


PARABÉNS, BOTAFOGO, CAMPÃO BRASILEIRO E DA LIBERTADORES!

Deixando a questão da meteorologia de lado, voltemos aos atletas, aos clubes e ao futebol para falar das grandes conquistas do Botafogo nesse 2023, apesar de a bola não está rolando nos gramados dos estádios. Queria estampar aqui as belas manchetes dedicadas ao Botafogo. Mas isso já faz alguns dias, os jornais se esgotaram nas bancas, seus torcedores estão rindo atoa, comemorando um título de campeão brasileiro aguardado desde 1996 e o título de campeão da Libertadores das Américas, que o clube nunca havia conquistado e hoje, depois de um século de espera faz a festa em todo o Brasil. Parabéns Botafogo Campão Brasileiro e da Libertadores!


FLAMENGO: PENTACAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 2024

O torcedor do Flamengo que estava infeliz com as “presepadas” do Tite, que com um elenco de primeira grandeza, enganou o ano todo, conquistando apenas a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca -2024, agora, depois da demissão do técnico, sorri fácil. Uma vez demitido, a diretoria do Flamengo trouxe o Felipe Luiz ex-jogador rubro-negro e que estava dirigindo as categorias de base do clube, para treinar e comandar o time de profissionais. O cara, obteve vitórias seguidas, elevou a estima dos atletas, a confiança do torcedor foi recuperada e a alegria voltou a reinar na torcida do Mais querido. Para concluir: Um ano difícil, quando um título parecia impossível, o Flamengo conquista mais uma Copa do Brasil.

        

O Vasco conseguiu se classificar para a Copa Sul-americana.


O Fluminense escapou do rebaixamento na última rodada ao vencer o Palmeiras em São Paulo por 1 a 0.

        

Hoje tem a final da Taça das Favelas no futebol feminino, quando se enfrentam a seleção mineira e a seleção carioca. Partida que a TV Globo, transmitirá, às 15:00 horas.

        

Adriano, o Imperador, encerrou sua carreira com uma partida festiva no Maracanã, entre a seleção de amigos da Itália e a seleção de amigos do Brasil. Partida que reuniu Zico, Romário, Zinho, Peti e outros tantos. Duas seleções estelares que fizeram uma linda festa.

         O que se ouvi dizer agora, no mundo do futebol é a ciranda dos jogadores. Compra-se, vende-se e troca. Os jornais anunciam: “A barca do Fluminense vai zarpar nessa manhã com a dispensa de “n” jogadores”. “Gabigol assinará contrato com o Cruzeiro”. Daqui a pouco: “Santos acerta a volta de Gabigol à Vila Belmiro”. Ou ainda: “Gabigol estuda várias propostas do exterior”. Não tenho paciência para esse tipo de mídia e não pretendo levar até você, estimado leitor, notícias assim.

Fernando Mauro Ribeiro

 

 

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page