Todos os anos, a Igreja Católica realiza em todas as paróquias a Semana Nacional da Família. Conferindo nas redes sociais, constatei que na Paróquia São Sebastião em Cachoeira Alegre, não há uma programação específica para celebrar a Semana. Na matriz São Paulo, em Muriaé, por exemplo, foi elaborada e cumprida uma ampla programação compreendendo de 10 a 16 de agosto. Veja:
É TEMPO DE JÚBILO EM NOSSA VIDA – SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA DE 10 A 16 DE AGOSTO
Como divulgamos aqui nesse informativo:
No sábado 09-08 e domingo 10-08Deu-se a Abertura Oficial da Família e Intenção pelos pais em todas as missas. Trazer: Envelope com as intenções pelos Pais vivos e falecidos.
Segunda-feira 11-08: Missa da Esperança e Oração com as Famílias enlutadas. Trazer nome dos familiares falecidos
Terça-feira 12-08: Missa: É tempo de júbilo em nossa vida. Oração pelos filhos. Trazer nome dos filhos para apresentar ao Senhor.
Quarta-feira 13-08: Missa: Jubileu na Comunidade. Oração pelos jovens e as relações familiares
Quinta-feira 14-08: Missa: Júbilo na Matrimônio – Oração pelos casais. Trazer nome dos casais
Sexta-feira 15-08: Missa: Júbilo na vida
Sábado 17-08 e Domingo 17-08: Missa: Júbilo na vocação familiar com Bênção dos casais
Como propôs o programa, a celebração da Semana Nacional da Família culminou com as missas de sábado, ministrada pelo Pe. Ailton Aurélio e no domingo, pelo pároco Daniel. Houve sorteio de vários quadros com a estampa da Sagrada Família, a Bênção para os casais e um delicioso almoço servido no Salão do Cepasp.
UMA PAUSA PARA A FAMÍLIA SE REUNIR NA PRESENÇA DE DEUS
Este é um momento de pausa em que a família se reúne para, na presença de Deus, fazer consideração sobre si mesma, dialogar, reafirmar os pontos de concorrência e superar os conflitos; para unir pais e filhos, todos os membros da família e ajudar a superar, com fé e esperança, momentos de crise e situações difíceis. É ainda uma ajuda para as pessoas compreenderem-se entre si, perdoarem-se mutuamente, abrirem novos horizontes e traçarem novo projetos, com momentos para rezar, louvar, suplicar e agradecer a ajuda e misericórdia de Deus.
A Semana Nacional da Família tem também como objetivo congregar a grande família por avós, filhos, genros, noras, netos, e em muitos casos, pode servir como conteúdo de reflexão para diferentes grupos, comunidades, pastorais, movimentos, serviços e institutos familiares, assim como CEBs, Círculos Bíblicos, visitas missionárias e etc.
O FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA
“O futuro da humanidade passa pela família”, disse João Paulo II, e para isso é necessário que as famílias estejam fortalecidas e unidas pela vivência cristã. O programa tem ainda como objetivo a evangelização da família, a fim de que mais e mais elas possam se beneficiar desses momentos de meditação e convívio e sentirem estimuladas a anunciar a “boa nova” do amor, da vida, do matrimônio e da família a todos os lares.
Comentários