Desde a edição de junho, o jornal está abordando vários temas relacionados à criança. Nas 5 sequências até outubro, quando se comemora o Dia da Criança, abordaremos em nossas páginas:
AS CRIANÇAS TÊM UM ESTILO PRÓPRIO?A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR; UMA EPIDEMIA DE MIOPIA; INTRODUÇÃO ALIMENTAR;O QUE OFERTAR AO BEBÊ? CRIANÇA PRECISA SER CRIANÇA.
SAÚDE BUCAL NA INFÂNCIA
A crise dentária é uma doença multifatorial, para acometer a saúde dos dentes é necessário uma associação de fatores como: uma dieta rica em sacarose, higiene não realizada adequadamente , bastaria para apontar o tempo em que esses fatores estão presentes.
A saúde bucal das crianças precisa de uma atenção bastante ampla dos pais ou cuidadores e não pode ser negligenciada. É necessária uma dedicação diária, mesmo que a criança já consiga escovar os dentes sozinha, deve ser supervisionada pelos pais e se necessário realizar uma delas para a criança.
É importante dar atenção para as recomendações das escovas dentais para cada faixa etária, não se esquecendo do fio dental. O creme dental tem grande importância e deve ser usado com os devidos cuidados. O uso devem ser em quantidades adequadas também de acordo com a idade da criança.
De 0 a 3 anos: Nas escovações durante o dia, use pasta sem flúor, na escovação noturna antes de dormir use creme dental com flúor 1100ppm, a quantidade na escova na medida de um grão de arroz cruz. Com isso irá realizar uma escovação diária com presença de flúor e as demais sem o flúor para que possa evitar a deglutição excessiva de flúor, que poderia levar a problemas como fluorose.
De 3 a 7 anos: Crianças que já sabem cuspir toda a pasta presente durante a escovação, podem ser usados em todas as escovações a pasta infantil com flúor com 1100ppm, na quantidade de um grão de arroz cozido.
Maiores de 7 anos: Creme dental infantil com 1100ppm, em todas as escovações, na quantidade de um grão de ervilha.
Crianças que fazem uso de medicamentos devem realizar a higiene oral após o uso dos medicamentos, muitos deles tem presença de açúcar, assim colaborando para o acometimento da doença cárie.
Uma criança que tem o auxilio nas escovações, uma dieta equilibrada e um baixo consumo de açucares terá uma saúde bucal excelente.
Observe sempre os dentinhos das crianças, assim quando ocorrer algo de errado irá perceber logo no início e assim buscar tratamento precoce evitando submeter a criança a tratamentos mais invasivos.
Leve as crianças ao odontopediatra e se possível, faça o pré-natal odontológico, assim ela será acompanhada na saúde oral em um todo. Auxiliando nas condutas em cada fase e intervindo no momento certo se houver necessidade.
Valorize o dente decíduo (de leite), ele é importante para os dentes permanentes, para a saúde das crianças e para o convívio social. Criança também se importam com a estética do sorriso.
Toda criança merece acompanhamento odontológico e deve passar por um tratamento se for preciso, um profissional capacitado irá conduzir da melhor forma possível. Valorize!
Comentários