10 - RIO, CAPITAL HONORÁRIA DO BRASIL E CIDADE FEDERAL - LADY GAGA, PADRE FÁBIO DE MELO, DUAS TONELADAS DE CARNE, MANDIOCA...
Fernando Mauro Ribeiro
10 de fev.
4 min de leitura
Atualizado: 16 de fev.
Afinal, que título é esse? RIO, CAPITAL HONORÁRIA DO BRASIL E CIDADE FEDERAL, é a primeira matéria, na sequência você vai encontrar: LADY GAGA EM COPACABANA, DESABAFO DE PADRE FABIO DE MELO, DUAS TONELADAS DE CARNE ESTRAGADA SENDO COMERCIALIZADA e ainda: MANDIOCA DE 1,70 CM.
O prefeito Eduardo Paes vai formalizar um pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima semana: objetivo é que, através de decreto, o Rio seja reconhecido como capital honorária do Brasil e cidade federal. Paes gostaria que o ato presidencial fosse assinado em julho, durante o encontro de cúpula dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no município.
O novo título pleiteado, explica o prefeito, é mais simbólico, pelo Rio ser a imagem do Brasil para o mundo, e ainda um primeiro passo para reparar atos que ele considera autoritário e prejudicial ao Rio: a transferência da capital para Brasília, em 1960, sem compensações; e a fusão dos antigos estados da Guanabara e Rio de Janeiro (1975), durante a ditadura militar. Segundo ele, a medida não representaria mais verbas nem a desvinculação com o governo estadual.
Não tem aumento de arrecadação nem repasse de fundos... tem um caráter honorário mesmo. É claro que, a partir daí você vai criando um ambiente. Por exemplo, o Lula é muito sensível para essas coisas do Rio. O G20, eu briguei, teve disputa e aconteceu no Rio. Agora, o Brics, o Rui Costa (ministro da Casa Civil) queria que fosse na Bahia... O Lula tem muito essa sensibilidade de devolver esse protagonismo ao Rio.
Isso acaba gerando impactos na vida da cidade – destacou Paes, que acrescentou: “Claro que minha estratégia é construir um argumento que se dê uma atenção especial ao Rio de Janeiro.
Um estudo feito pela prefeitura, embasa a solicitação. Na minuta de decreto que consta no documento, são elencadas sugestões de ações complementares ao reconhecimento do Rio como capital honorária e cidade federal, como proibir transferências de órgãos federais sediados no município.
LADY GAGA E MAIS TRÊS SHOWS INTERNACIONAIS EM COMPACABANA
Tudo indica que, além do show de Lady Gaga, previsto para 3 de maio, outras três estrelas internacionais vão se apresentar na Praia de Copacabana, nos próximos anos. Segundo o blog de Lauro Jardim no site do jornal O Globo, a prefeitura do Rio fechou acordo com o Santander para realizar quatro shows.
Os organizadores do show de Lady Gaga fecharam o contrato com o banco patrocinador do espetáculo, o Santander. O contrato que o banco assinou com a prefeitura do Rio para patrocinar eventos com artistas internacionais nas areias de Copacabana, sempre na primeira semana de maio, é de quatro anos.
A prefeitura batizou esses eventos de “Todo mundo no Rio”, marca que já será usada no show de Lady Gaga. O espetáculo é gratuito está previsto para começar às 21 horas.
“Vontade de deixar de viver”. No palco da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no domingo, último dia das celebrações dos 35 anos da Comunidade Católica Obra de Maria, Padre Fábio de Melo emocionou os fiéis ao revelar uma luta contra a depressão.
O religioso que já enfrentou a doença no passado, fez questão de dar seu testemunho, revelando o que vem passando nas últimas semanas.
Quero abrir meu coração. Ao longo dessas duas últimas semanas, a depressão tomou conta de mim de novo. Ao longo dessas duas últimas semanas, eu só tenho um pensamento nessa vida: a vontade de deixar de viver”, disse o sacerdote de 35 anos.
Padre Fábio seguiu com seu testemunho e disse que não vai desistir de lutar contra a doença: “Eu proclamo hoje, que estou nascendo de novo e que esse é o primeiro momento da minha vida”.
O professor rural Roberto de Souza Teixeira se surpreendeu ao colher uma mandioca de 1,70 metros e 20 Kg, com formato parecido de pernas de uma pessoa em seu sítio, em Alto Rio Novo, no Espírito Santo. Apesar do tamanho, a família não pode comer o tubérculo, porque ele já estava velho.
DUAS TONELADAS DE CARNE RETIRADAS DAS ENCHENTES NO SUL, SÃO VENDIDAS NO RIO
Agentes da Delegacia do Consumidor (Decon) apreenderam ontem duas toneladas de carne imprópria para o consumo em um supermercado em Gramacho, Duque de Caxias. Os agentes foram ao local após denúncia de que o estabelecimento estava vendendo produto estragado. O supermercado foi interditado.
A ação ocorreu um dia após de vir à tona o caso de que 800 toneladas de carne que ficaram submersa nas enchentes do Rio Grande do Sul foram compradas e revendidas por uma empresa de Três Rios. No local, havia carnes impróprias de boi, frango e porco. Durante a fiscalização, dois agentes da loja fugiram e funcionários foram levados à delegacia para prestar depoimento, entre eles o responsável pelo açougue.
Segundo a Decon os agentes poderão responder por adulteração de produto alimentício, associação criminosa e ainda por vender e estocar mercadoria imprópria para o consumo.
No caso da carne do Rio Grande do Sul, um gerente da empresa de Três Rios contou à Polícia que ficou 17 dias em Porto Alegre para cuidar do transporte da carga que depois foi levada em 30 carretas para várias partes do país. A polícia tenta agora rastrear o destino do carregamento.
Comments