08 - A IMACULADA CONCEIÇÃO FOI SOLENEMENTE DEFINIDA COMO DOGMA EM 08 DE DEZEMBRO DE 1854.
Fernando Mauro Ribeiro
8 de dez. de 2025
3 min de leitura
Ao celebrar a Festa da Imaculada Conceição, meu coração se enche de alegria e esperança nesse tempo abençoado de Advento. Sigamos, portanto, os passos de Maria Santíssima, a filha amada do Pai, a Mãe do Salvador e a Esposa do Divino Espírito Santo para que essa nossa celebração se torne uma realidade.
Adoremos, com Maria, o Pai que nos criou com amor eterno, infinito e incondicional, rezando com fé e confiança: Pai Nosso, que estais no céu...
Adoremos com a Santíssima Virgem, o Espírito santo, o Consolador, Aquele que pode abrir e preparar os nossos corações para acolhermos Jesus como nosso único Senhor e Salvador: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso mor...
E, com a Mãe querida, nos prostremos diante do Menino Jesus, adorando-O e louvando-O profundamente, com todas as nossas forças: “Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência divina” (Lucas 2.14).
Tenho aqui no meu apartamento – em destaque na sala – uma belíssima imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição e, rezo todos os dias, pela manhã, o terço, diante dela. A Imaculada Conceição é a padroeira de Barão do Monte Alto - Paróquia de São Sebastião - e é celebrada pelos montealtenses com muito entusiasmo.
Também aqui em Muriaé, a Imaculada é celebrada na Paróquia da Barra, da qual é ela a padroeira. Há, todo ano uma extensa programação para honrar a Virgem Imaculada Conceição, com uma novena, orações, cânticos, missas procissões. Seu pároco celebra com entusiasmo a festividade.
“A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX, na bula ineffabillis Deus, em 08 de dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria recebe a saudação do Anjo Gabriel como “cheia de graça”) bem com o os escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão.
Uma vez que Jesus tornou-se encarnado do sei da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu filho”. (Fonte: Wikepédia).
NOVENA DA IMACUADA CONCEIÇÃO COROADA DE DOZE ESTRELAS
Louvemos e demos graças à Trindade Augusta de Deus, que nos mostrou a Virgem vestida de sol, calçada de lua e coroada de doze estrelas. Pai Nosso ...
Louvemos e demos graças ao Pai Eterno que escolheu Maria para Filha. Glória ao Pai...
Louvado seja o Pai Eterno que predestinou Maria para Mãe de seu Filho. Ave Maria...
Louvado seja o Pai Eterno que adornou Maria com todas as virtudes. Ave Maria...
Louvado seja o Pai Eterno que deu a Maria por esposo, o puríssimo São José. Ave Maria...
Louvemos e demos graças ao Filho de Deus que se encarnou e habitou em Maria Santíssima. Ave Maria...
Louvado seja o Filho de Deus que nasceu de Maria sempre Virgem. Ave Maria...
Louvado seja o Filho de Deus que deu a Maria todo poder. Ave Maria...
Louvado seja o Filho de Deus que nos deu Maria por Mãe. Ave Maria...
Louvemos e demos graças ao espírito santo que escolheu Maria por sua esposa. Glória ao Pai...
Louvado seja o Espírito santo por quem Maria foi Virgem e Mãe. Ave Maria...
Louvado seja o Espírito santo por quem Maria foi templo da SS.. Trindade. Ave Maria...
Louvado seja o Espírito santo por quem Maria foi assunta ao Céu. Ave Maria...
Louvado seja o Espírito santo por quem Maria foi medianeira de todas as graças. Ave Maria...
Bendita seja a santa Imaculada Conceição, da Bem-Aventurada Virgem Maria. Ó Maria concebida, sem pecado, Rogai por nós que recorremos a Vós.
ORAÇÃO:Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem preparastes para Vosso Filho, digna morada, nós Vos suplicamos humildemente que, assim como em atenção aos merecimentos desse mesmo Filho, Vos dignastes preservá-la de toda mácula, nos concedais igualmente, por sua intercessão, a graça de chegarmos a Vós, limpos do pecado. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém!
Comentários