04 - BISPO DOM EDSON CELEBRA OS 30 ANOS DE IDEALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO
Fernando Mauro Ribeiro
4 de set.
4 min de leitura
Atualizado: 6 de set.
A singela e aconchegante Capela de N.S de Fátima, da FCV teve suas dependências tomadas por médicos, diretores, funcionários da instituição, administradores, ministros da Palavra e Eucaristia; fiéis que, na presença do Padre Bernardo e nosso bispo diocesano Dom Edson José Oriolo dos Santos, - quem presidiu a santa missa da 22° Semana do Tempo Comum - , quando rezamos por todos os colaboradores do Hospital do Câncer da FCV, para que trabalhem com humanização, eficiência e dignidade.
Também pela Capelania Hospitalar de Muriaé, pelo nosso capelão Padre Bernardo e todos os Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, para que desenvolvam com amor e dedicação a missão a eles confiada. Ainda pelos nossos enfermos, socorrendo em suas doenças, aliviando suas dores, fortalecendo seus ânimos, ajudando-os a aceitar com resignação os sofrimentos, pela purificação dos pecados e pela restituição da saúde do corpo e da alma.
Quando a Palavra toca o coração das pessoas, elas compreendem melhor o amor de Deus por elas. Quando tomados pela misericórdia divina, damos graças em todas as ocasiões em que experimentamos em nossa vida a ternura e a compaixão de nosso Deus.
Ninguém pode negar que Cristo sempre se pôs ao lado dos sofredores. A comunidade cristã, que se reúne em nome do Senhor, jamais poderá estar a favor da morte. À luz da Palavra, toda iniciativa cristã deve levar à vida. Mesmo quando participamos de uma Missa de Sétimo Dia, estamos celebrando a vida, porque sabemos que a morte não tem a última palavra. Cremos que além da vida que se tem, existe uma outra vida além e, que morrer não é o fim.
Quando nos reunimos – os Ministros Extraordinários da Palavra e da Eucaristia - todas as quintas feiras no Hospital do Câncer, na F. C. V, para exercer o nosso ministério, o fazemos para celebrar a vida. Visitamos a todos os enfermos e com eles falamos de vida. E de vida em abundância que é o desejo do Mestre. Os profissionais que ali estão, trabalham para amenizar as dores, curar as feridas e devolver-lhes a vida. O que Jesus deseja, é restituir a todos a saúde do corpo e da alma.
Numa breve visita que fazemos a cada paciente, rezamos, falamos com eles de um Deus que é Misericórdia e levamos-lhes Jesus Cristo na Hóstia Consagrada. Não num corpo transfigurado, reluzente, mas na simplicidade do Pão Vivo, descido do Céu. Levamos-lhes a Vida, pois o próprio Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”!
Penso que a Fundação Cristiano Varela nasceu em razão de tudo isso. Quem acolhe a Palavra, põe-se a servir, como fez Pedro, Paulo e tantos outros como nos relata as Sagradas Escrituras. A Palavra nos é dirigida também nos dias de hoje e esse anúncio é tão cativante que desperta o homem para as grandes realizações desejadas por Deus.
Numa inspiração de quem deseja viver a fé, o senhor Lael Varela, seu idealizador, construiu o Hospital do Câncer, para cuidar das pessoas, na prevenção e na recuperação de tanta gente ameaçada pela doença, para proporcionar-lhes qualidade de vida. Por isso, o dia 04 de setembro é uma data muito especial, pois é o aniversário de idealização do Hospital do Câncer de Muriaé, da FCV e de seu patrono, Cristiano Ferreira Varella.
Há 30 anos atrás, quando eu via as máquinas trabalhando dias a fio, na terraplanagem daquela área, a primeira ideia que me vinha à mente, era: “Esse homem é um visionário”! Não imaginava que a semente a ser lançada ali, se tornaria Uma árvore, que enraizada na fé e obstinação de seu fundador, produziria tantos frutos.
A Instituição foi constituída em 04 de setembro de 1995, através do patrimônio pessoal do filho do político e empresário Lael Varela, formado pelos seus direitos de herança recebidos ainda quando criança e que viera falecer em um trágico acidente automobilístico. “A dor é uma experiência real, mas que pode ser transformada. Além dos recursos financeiros, do trabalho árduo de toda uma equipe de profissionais, essa obra não se manteria de pé não fosse a espiritualidade. É a fé que nos move a trabalhar em defesa da vida. Porque o próprio Cristo nos disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, diz Luciano Varela, diretor da instituição.
A dor da perda nunca desaparece, ela apenas se transforma. Com o tempo, aprendemos a conviver com ela, a aceitar que a ausência de alguém que amamos, será sempre uma presença em nossas vidas. Nas muitas repartições da FCV, vemos a fotografia de seu patrono Cristiano Varela, que com seu sorriso tímido, contido, mas sincero, está a nos dizer: “Eu estou aqui”!
“O Hospital é um dos mais importantes Centros de tratamento do Câncer do Brasil, suas instalações são especificamente projetadas para um atendimento baseado em modernos conceitos de qualidade, humanização, tecnologia e segurança. O Hospital do Câncer da Fundação Cristiano Varella é uma instituição que investe em atendimento humanizado, conta com uma estrutura moderna e tem como objetivo fortalecer sua atuação como um hospital de referência com a missão de combater o câncer valorizando a vida”, concluiu o diretor.
Todo cristão é chamado a viver com dignidade seu amor a Cristo, a fazer-se servo, nos mais variados seguimentos, servindo aos irmãos com generosidade. Assim, na tarde desta quinta-feira, 04 de setembro; os Ministros que compõem a Capelania Hospitalar da Comunidade de Nossa Senhora do Divino Pranto e, que tem como pároco-capelão o padre Bernardo, lá estiveram para celebrar com outros irmãos, funcionários dos diversos setores do Hospital, pacientes e visitantes, na Capela de N. S. de Fátima, do Hospital do Câncer, Missa solene para agradecer e pedir a Deus que continue abençoando esta obra e concedendo sabedoria a seu idealizador e diretores na sua administração.
As celebrações de todas as quintas feiras, às 15:00 horas, - quando rezamos pela saúde de nossos irmãos que se encontram internados ou em tratamento no Hospital do Câncer da FCV, no Hospital São Paulo, no Prontocor e Casa de Saúde Santa Lúcia - é transmitida pelo Face book e pelo Sistema Integrado de TV da Fundação Cristiano Varella, para todo o circuito interno da FCV.
Parabéns a toda a equipe da FCV, vocês são maravilhosos, todos em sua atividade. A gentileza no atendimento em todos os setores é destaque quando se fala dessa instituição. Que Deus abençoe a todos vocês, nesta batalha que enfrentam todos os dias.
Comentários