top of page

O QUE A IGREJA DIZ SOBRE O PAPAI NOEL?

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 4 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Essa é a pergunta de Maria Eulália dos Santos, de Recife – PE e, que o Padre Francisco Sehnem responde contando uma história que pode também nos ajudar. Veja o que ele diz:

  Olá, Maria Eulália, vou responder sua pergunta, contando uma história: hoje, a nossa conversa é com você, Papai Noel. As crianças precisam de símbolos, de histórias, do “faz-de-conta”. Você, Papai Noel, veio do norte europeu, tinha o nome de São Nicolau e distribui presentes. Mas as coisas mudaram. No passado você presenteou o Pai que nos deu Seu Filho. e você precisa retomar o seu papel se quiser ser o bom velhinho e não um destruidor de sonhos.

  Hoje, Papai Noel, você não representa mais o que era. Sei que esta conversa não lhe agrada e, por isso, peço desculpas. no Natal, o centro é uma criança pobre sem lugar para nascer. Nasceu numa estrebaria, cheirando a esterco. “Um menino nos foi dado” (Isaias 9,5). O dono da festa é Jesus, nascido em Belém, “cidade do pão”, da partilha. Você sabe que a roupa que você usa á um traje usado pelo Papai Noel americano, mas em alguns países europeus, onde São Nicolau continua popular, o traje usado está mais próximo de roupas religiosas, incluindo a mitra de um bispo.

 Você, Papai Noel, veio do comércio; é um marqueteiro do consumismo, um sedutor de crianças, porta-voz das vitrines e compras. Ninguém, Papai Noel, é contra a festa, os presentes, a alegria. Mas nossas crianças acabam esquecendo o Menino Deus. as crianças, hoje, são fascinadas pelo consumismo e vivem como escravas da moda, das compras e do desperdício, abandonado: “Não havia lugar para eles”. (Lucas 2,7).

  Que pena! Muita gente não acredita mais no Menino e muito menos em você. Papai Noel. Nosso Natal cristão virou feriadão. Apagaram-se as luzes da fé e acendem-se as do comércio. O Velho matou o Menino.

  Mas que tal se passássemos a contar para os nossos filhos a verdadeira história do Papai Noel, deixando os duendes, as renas e o trenó voador de lado, dando ênfase ao imenso amor que ele tinha por Jesus, o Aniversariante que celebramos nesta data? Depois que Jesus veio não podemos viver num mundo sem Jesus e numa sociedade pós-humana. Vamos nascer neste Natal, recuperar o que foi perdido e nos encantar outra vez pelo Menino Deus.  Um feliz Natal do Senhor a todos!

Padre Francisco Sehnem

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page