top of page

29 - PANDEMIA: ANGÚSTIA ANTECIPADA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 28 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

Com a pandemia e suas diversas consequências, esses sentimentos negativos foram vividos de maneira antecipada. “Cada um experimenta de um jeito. A pandemia acelerou o contato consigo. Quando a gente faz isso, brota sentimentos que com a correria dos dias vão sendo deixadas de lado”, explicou padre Maurício”.

Para a professora Jane Cafezeiro, da Bahia, esse ano trouxe mais encontro com Deus, e ela acha que isto vai ser fundamental para afastar maus sentimentos por vezes mais presentes no último mês do ano. Sem ter como ir à Igreja, passou a assistir as Santas Missas, por meio das lives todos os dias, rezar o rosário e acompanhar novenas como a de São Miguel Arcanjo. Os pensamentos negativos podem até vir, mas eu não cultivo. Faço todo tempo o exercício de entregar minha família a Deus e a Nossa Senhora. E confio”, compartilha Jane, que, também costuma fazer a Oração do Divino Espírito Santo quando está angustiada.

Para Margareth, esse ano, a reflexão precisa acontecer de maneira mais intensa. “Estamos passando por um ano muito difícil, que mexeu com a gente em muitos sentidos. Mesmo tendo muita fé, fraquejei em alguns momentos, mas não podemos desistir. Tenho praticado de grupos online para estudar a Bíblia e fortalecer a fé. O medo só atrai mais medo”.


COMO SUPERAR AS INQUIETAÇÕES

Cada pessoa tem uma maneira de lidar e sentir. Mesmo assim, há pensamentos e atitudes que podem contribuir e merecem ser considerados, como aponta o Padre Maurício dos Anjos.

Evite ficar tão só. Se possível, estar junto da família ou de pessoas com quem você possa contar, faça isso, o que também é possível por meio de vídeo chamadas, telefonemas ou mensagens. A solidão é profunda e pode ser bem-vinda quando se experimenta com consciência e vai produzir um encontro pessoal na vida, mas o afastamento da comunidade não ajuda em nada”, diferencia o padre.

Persista nas orações: procure estar em contato consigo e encontrar Deus, que dá sentido à própria vida. Faça suas orações sozinho e em grupo.

Para a família: lembre-se de todos, às vezes de quem está mais afastado e costuma ficar mais isolado é quem mais precisa de atenção. Não desista dessas pessoas. Se a família tiver oportunidade de conversar sobre esses sentimentos e laços também é importante nesse momento.

Prepare-se: procure leituras profundas, a compreensão de Bíblia e de uma verdadeira busca espiritual. Troque as receitas rápidas de bem-estar por algo edificante, mais sólidos, das orações pessoais ao Terço.

Fonte: Jornal O Evangelizador


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page