22 - PARA SE PREVENIR CONTRA MUITAS DOENÇAS, EXISTEM VACINAS. CONTRA O ARREPENDIMENTO, NÃO.
Fernando Mauro Ribeiro
23 de dez. de 2021
1 min de leitura
Dor, sofrimento, sequelas, morte. Quando uma doença aparece, trás todas as marcas que ela pode deixar na sua vida. Por isso, eu, você, pais e responsáveis, profissionais de saúde, professores, agentes de saúde, precisamos resgatar a importância das vacinas. Não podemos mais permitir que doenças como o sarampo, a poliomielite, a rubéola e a caxumba, que não existiam mais no Brasil, voltem a circular e até matar, trazendo muito sofrimento para a vida das nossas crianças e de suas famílias.
VEJA QUANTO PERIGO ESSAS DOENÇAS OFERECEM À NOSSA SAÚDE
PARALISIA INFANTIL OU POLIOMIELITE: A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, pode afetar nossas crianças, deixando sequelas para toda a vida, podendo até matar.
SOU O SARAMPO, MAS PODE ME CHAMAR DE ARREPENDIMENTO: As complicações do sarampo podem deixar sequelas como: diminuição da capacidade mental, cegueira, surdez, retardo do crescimento.
RUBÉOLA: A rubéola pode causar sequelas como: surdez, problemas na visão, malformação no coração e retardo mental no bebê, ou levar à interrupção da gravidez.
CAXUMBA OU PAPEIRA: A caxumba, também conhecida como papeira, traz sequelas como: surdez, orquiepididimite (processo inflamatório nos testículos), mastite, pancreatite, meningites, encefalites e até mesmo aborto espontâneo.
COQUELUCHE OU TOSSE COMPRIDA: As complicações da coqueluche ou tosse comprida, podem deixar sequelas como: pneumonia e insuficiência respiratória, que podem causar danos neurológicos.
Fique em dia com a vacinação: Programa Nacional de Imunizações. Procure uma unidade de saúde e atualize a caderneta.
Saiba mais: saúde.gov.br]vacinação
Fala gotinha: Acompanhe os conteúdos do Zé Gotinha nos canais do Ministério da Saúde
Comentários